VENEZA, 18 ABR (ANSA) – O arquiteto britânico Kenneth Frampton receberá o prêmio “Leão de Ouro” pela sua carreira, durante a 16ª Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza. A homenagem será entregue em 26 de maio.
A decisão foi tomada pelo conselho administrativo do evento, presidido por Paolo Baratta, sob proposta das curadoras, Yvonne Farrell e Shelley McNamara, ambas irlandesas.
Para elas, Frampton sempre defendeu o “componente humanista” ao longo dos “diversos movimentos e tendências na arquitetura durante os séculos 20 e 21”.
Já Baratta classificou o arquiteto como um “mestre”. Segundo ele, a homenagem entregue neste ano “pretende ser um reconhecimento à importância do enfoque crítico no ensino da arquitetura”.
Formado pela Escola Associada de Arquitetura de Londres, o britânico é professor desde 1972 da Escola de Graduação de Arquitetura, Planejamento e Preservação da Universidade Columbia, de Nova York.
Como arquiteto, escritor, crítico, professor e pesquisador, influenciou diversas gerações de estudantes e profissionais.
“Não há um estudante das faculdades de arquitetura que não tenha estudado sua história dentro da arquitetura moderna”, disse o presidente do conselho administrativo da Bienal de Veneza.
(ANSA)