A youtuber Kéfera usou seu Instagram nessa segunda-feira (4) para responder às críticas de Samara Felippo sobre o tema ‘transição capilar e o preconceito’.
A atriz argumentou que a influenciadora digital não falou sobre o racismo atrelado ao processo e opinou que ela não tem cabelo cacheado.
“Hoje vi os videos da Samara Felippo falando sobre o que eu não falo no vídeo sobre transição capilar e vi um vídeo das meninas do Papo de Preta que também falavam sobre o que eu não falei. Eu já falei com as meninas do Papo de Preta e chamei elas para gravar um vídeo comigo porque no vídeo sobre transição eu não falo que a grande base do preconceito com o cabelo cacheado e crespo é o racismo. Por que eu não falo? Eu acho que eu seria muito hipócrita, eu, como branca, tendo os privilégios que a gente sabe que o branco tem, estando dentro do padrão, começar a erguer a bandeira do racismo, que é uma coisa que eu não sofro”, disse Kéfera.
A youtuber continuou: “Eu chamei as meninas do Papo de Preta que são duas meninas negras para, daí sim, falarmos sobre racismo. Eu não sofro racismo, como é que eu vou me apropriar de um discurso que não é meu e tirar o destaque de quem realmente sofre, as blogueiras negras? Eu e as meninas estamos combinando de gravar. A gente só precisa definir onde. Aí tem uma grande polêmica, de que até a Samara Felippo falou, que meu cabelo não é cacheado.”
Sobre Samara questionar Kéfera dela não ter cabelo cacheado, a influenciandora disse: “Aí tem uma grande polêmica (…) Samara Felippo falou que meu cabelo não é cacheado. Existem tipos de cachos: 2a, 2b, 2c, 3a, 3b, 3c. Aí vai para os crespos: 4a, 4b, 4c. Obviamente meu cabelo não é crespo, mas fica ali entre um 2c e um 3a (…)”.
Entenda o caso:
Nessa segunda-feira (4), Samara Felippo publicou alguns vídeos no Instagram para falar sobre como Kéfera abordou o tema ‘transição capilar’ em seu canal no Youtube. Confira a seguir o que disse a atriz:
“Passei o dia inteiro louca para conseguir fazer esses stories (…) Depois que eu comecei a falar sobre isso muitas histórias chegam para mim em relação a esse assunto, a essa bandeira que eu levanto dessa aceitação em relação aos cabelos crespos. E vi que existia um abismo na minha frente em relação ao abismo que eu pouco conhecia”, disse a atriz, que é mãe de duas meninas negras com cabelo crespo e cacheado.
A atriz continuou: “Eu não acho que a Kéfera está errada. De jeito algum. Eu não estou aqui para atacar a Kéfera. Eu acho ela uma influenciadora, tem muitos seguidores e acho que ela deveria usar isso. Na minha humilde opinião, ela – com milhões de seguidores e grande influenciadora – precisa usar essas redes de forma mais relevante, mais importante socialmente possível”.
Em outros vídeos, Samara argumentou: “A Kéfera fala sobre o que ela passou com o cabelo rebelde e bagunçado na escola, o bullying que ela sofreu. Mas o que ela não fala é o porquê que esse cabelo bagunçado é tão rejeitado. Por que que quando ela começou a postar os vídeos com o cabelo natural dela, ela foi tão criticada? Porque existe no nosso país o racismo estrutural, gravíssimo, fortíssimo. Então o cabelo liso é o cabelo bonito, é o cabelo padrão (…) Então eu só estou aqui para dizer que ela podia – podia não, ela pode! – ir nisso mais profundamente. Tem muita youtuber negra que fala sobre isso com propriedade, do que ela já passou. Para encerrar, a Kéfera não tem cabelo cacheado. A Kéfera tem o cabelo ondulado e fazia progressiva”.