LONDRES, 9 SET (ANSA) – A princesa de Gales, Kate Middleton, esposa do príncipe William, anunciou nesta segunda-feira (9) que terminou o seu tratamento de quimioterapia contra um câncer.

Em um vídeo recheado de emoções e referências pessoais, a mulher do herdeiro do trono britânico admitiu que foi um período muito complicado.

“Não posso dizer a vocês o alívio que é finalmente encerrar meu tratamento. Os últimos nove meses foram incrivelmente difíceis para nós como família. A vida como você a conhece pode mudar em um instante e tivemos que encontrar uma forma de navegar nessas águas agitadas. A jornada do câncer é complexa, assustadora e imprevisível para todos, especialmente para as pessoas mais próximas de você”, disse Middleton.

A britânica afirmou que essa experiência a lembrou de “ser grata pelas coisas simples, mas importantes da vida”, e mencionou que não vê a hora de voltar ao trabalho. Ela está afastada de atividades públicas desde março, quando foi diagnosticada com a doença.

“Meu objetivo é fazer de tudo para me manter livre do câncer.

Embora tenha terminado a quimioterapia, meu caminho para a cura e recuperação total ainda é longo. Estou ansiosa para retornar ao trabalho e retomar as aparições públicas nos próximos meses”, acrescentou.

O Palácio de Kensington, de acordo com a imprensa britânica, analisou que o fim da quimioterapia é um importante passo dado pela princesa, mas “nesta fase ainda não se pode dizer” que ela está livre do câncer.

Desde que revelou publicamente que estava com a doença, Middleton só foi vista em público durante o desfile de aniversário do rei Charles III, em junho, e na final do torneio de tênis de Wimbledon, no mês seguinte.

A princesa de Gales foi diagnosticada com a doença depois de ser internada para uma cirurgia no abdome e ter passado um longo período sem aparecer publicamente, que causou especulações nas redes sociais e na imprensa mundial sobre seu estado de saúde.

(ANSA).