Kast é o presidente mais votado da história do Chile

SANTIAGO DO CHILE, 15 DEZ (ANSA) – A vitória do candidato ultraconservador José Antonio Kast assumiu um caráter inédito no Chile: com mais de 7,2 milhões de votos, ele se tornou o presidente mais votado da história do país. O pleito também foi marcado pela conquista da direita no Parlamento.   

Kast, que bateu no segundo turno a candidata de esquerda, Jeannette Jara, superou não apenas o recorde do ex-chefe de Estado Sebastián Piñera em 2017, como também o do atual mandatário, Gabriel Boric, que obteve mais de 4,6 milhões de votos em 2021.   

Ele foi eleito Kast com 58,3% dos votos contra 41,7% de Jara.   

Além da vitória do candidato de direita à presidência, as eleições legislativas realizadas em 16 de novembro também foram marcadas pela força dos partidos de direita tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, o que mostra que Kast, cujo mandato terá início em 11 de março, poderá contar com bom apoio em seu governo.   

O partido Republicano do presidente eleito obteve os ganhos mais significativos, passando de 19 para 42 cadeiras na Câmara, enquanto no Senado o crescimento foi de duas para sete.   

Ao mesmo tempo, o partido Comunista de Jara também cresceu, indo de 53 a 61 deputados, e de 17 a 21 senadores.   

A ascensão simultânea da direita e da esquerda no legislativo ocorreu à custa das forças centristas, que foram enfraquecidas tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado.   

No entanto, apesar de um ambiente mais favorável do que aquele enfrentado por Boric (partido Frente Amplio, de esquerda), Kast terá que navegar por um Parlamento mais polarizado. (ANSA).