WASHINGTON (Reuters) – Duas autoridades regionais do Federal Reserve disseram nesta segunda-feira que uma saída mais rápida do programa de compra de títulos do banco central poderia lhe dar mais margem de manobra para decidir quando aumentar os juros.

A discussão sobre a rapidez para encerrar o programa mensal de compra de títulos de 120 bilhões de dólares do Fed está apenas começando, mas é preciso ter em mente como isso afetará o debate subsequente sobre os juros.

“Criar opcionalidade para o Comitê (Federal de Mercado Aberto, ou Fomc, na sigla em inglês) será realmente útil e fará parte do debate sobre o aperto monetário conforme pensamos sobre o quanto vamos sinalizar sobre a política de juros futura”, disse o presidente do Fed de St. Louis, James Bullard.

O presidente do Federal Reserve de Dallas, Robert Kaplan, observou que a nova estrutura estratégica do banco central não menciona a compra de títulos e “moderar isso mais cedo” pode dar ao Fed mais flexibilidade na discussão sobre juros.

A mudança das autoridades do Federal Reserve para a expectativa de um início mais rápido nos aumentos de juros pegou os mercados de surpresa na semana passada. Kaplan disse que essa foi uma reação a uma perspectiva econômica que mudou drasticamente entre dezembro e junho.

Em dezembro, a trajetória da pandemia de coronavírus permanecia incerta, mas “quando chegamos a março, estava mais claro que iríamos deixar a pandemia sob controle (…). Quando chegamos em junho (…) você realmente vê uma grande melhora”, o que fez o núcleo das autoridades esperar aumentos de juros já em 2023, em vez de 2024, disse Kaplan.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

“O que você está vendo (…) é as autoridades de política monetária simplesmente reagindo às perspectivas econômicas dramaticamente melhores.”

(Por Howard Schneider)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH5K0TG-BASEIMAGE


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias