A candidata à presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris, se manifestou pela primeira vez nesta quarta-feira, 30, desde a declaração dada pelo atual presidente Joe Biden, que chamou os eleitores de Donald Trump de “lixo” – ou “garbage”, no inglês original.
Biden fez a crítica durante uma chamada online com a Voto Latino, uma das maiores organizações de eleitores latinos dos EUA. Ao ser questionada por jornalistas sobre a alegação do correligionário, pouco antes de embarcar no Air Force Two, Kamala enfatizou que pretende governar para todos, independente das opiniões políticas.
“Discordo veementemente de qualquer crítica às pessoas com base em quem elas votam. Vocês ouviram meu discurso ontem à noite e continuamente ao longo da minha carreira. Acredito que o trabalho que faço é sobre representar todas as pessoas, quer elas me apoiem ou não”, pontuou a vice-presidente.
Na última terça-feira, 29, Joe Biden havia sido indagado sobre o comentário feito pelo comediante Tony Hinchcliffe em um comício de Trump, em que chamou Porto Rico de “ilha flutuante de lixo”. O presidente, por sua vez, desaprovou a atitude.
“O único lixo que vejo flutuando por aí são os seus apoiadores. A demonização dos latinos [por Trump] é inconcebível e antiamericana”, respondeu.
Mais tarde, na mesma noite, Biden fez uma postagem em sua conta no X para esclarecer a situação. “Hoje mais cedo, eu me referi à retórica odiosa sobre Porto Rico vomitada pelo apoiador de Trump em seu comício no Madison Square Garden como lixo — que é a única palavra que consigo pensar para descrevê-la. Sua demonização dos latinos é inconcebível. Era tudo o que eu queria dizer. Os comentários naquele comício não refletem quem somos como nação”, publicou o democrata.
+ Em discurso, Kamala diz que será presidente para todos os americanos
Grandes nomes do Partido Democrata e Republicano permaneceram em silêncio após o caso. Entretanto, o candidato à vice da chapa democrata, Tim Walz, disse ao programa “Good Morning America” que a lógica de Trump prejudica o próprio país.
“A vice-presidente e eu deixamos absolutamente claro que queremos que todos façam parte disso. A retórica divisiva de Donald Trump é o que precisa acabar. Ele já chamou esse país [EUA] de lixo e continua a falar de ‘inimigo interno’. O que você ouviu a vice-presidente Harris dizer e o que eu digo é que há um lugar para todos nós aqui. […] Ela traçou um novo caminho a seguir, e é isso que faremos pelos próximos seis dias e pelos próximos oito anos depois disso.”