A Juventus e seu técnico Massimiliano Allegri têm muito em jogo contra a Lazio nas semifinais da Copa da Itália: irreconhecível na Serie A há dois meses, o time de Turim ainda tem o torneio de mata-mata para salvar uma temporada catastrófica.

Três dias depois da derrota nos acréscimos para a própria Lazio, no Estádio Olímpico de Roma (1-0), a Juventus volta a reencontrar nesta terça-feira (2) a equipe da capital pela partida de ida das semifinais da ‘Coppa’, embora desta vez jogando em casa diante de sua torcida.

Depois de uma temporada decepcionante, os ‘tifosi bianconeri’ estão furiosos: sua equipe venceu apenas um dos últimos nove jogos no campeonato e o terceiro lugar está seriamente ameaçado pelo Bologna (a dois pontos de distância).

No ritmo que a ‘Juve’ vem mantendo desde o final de janeiro (sete pontos em 27 possíveis), a sua classificação para a próxima Liga dos Campeões pode até estar em perigo.

Uma pessoa tem sido o maior alvo das críticas: Allegri. O treinador continua extremamente confiante apesar de não encontrar explicação para o fraco desempenho dos seus jogadores.

“Neste tipo de períodos é preciso manter a calma e a tranquilidade; não adianta reclamar, é preciso trabalhar”, insiste o técnico toscano, que no último jogo contra a Lazio chegou à marca de 500 jogos comandando times na Serie A.

Muitos observadores acreditam que Allegri não seguirá no cargo até o fim de seu contrato, que termina em junho de 2025.

O seu futuro poderá ser selado em caso de eliminação na Copa da Itália, que é a última oportunidade para a Juventus dar uma alegria aos seus torcedores.

A outra vaga na final será disputada entre Fiorentina, finalista em 2023, e Atalanta.

— Programação dos jogos de ida das semifinais da Copa da Itália:

– Terça-feira

(16h00) Juventus – Lazio

– Quarta-feira

(16h00) Fiorentina – Atalanta

Obs: os jogos de volta serão disputados nos dias 23 e 24 de abril e a final no dia 15 de maio

jr/lve/mcd/pm/aam

Lazio