Esportes

Juventus e Napoli estreiam no Campeonato Italiano com vitórias

A Juventus venceu o Parma por 1 a 0 neste sábado na partida que abriu a temporada na Serie A italiana, embora tenha mostrado um futebol que não convenceu.

Com a ausência de seu novo técnico, Maurizio Sarri, que se recupera de uma pneumonia, a Juve começou sua campanha de olho em seu nono título consecutivo, mas ainda está longe do jogo sedutor que pretende apresentar nesta temporada.

Sarri havia explicado que seria necessário mais tempo para que seus novos jogadores se adaptassem a seus princípios de jogo, e neste sábado isso ficou claro.

Porque, além de algumas boas combinações entre Cristiano Ronaldo e Gonzalo Higuaín, titular no lugar de Paulo Dybala, e de uma posse de bola muitas vezes estéril, os ‘bianconeri’ não mostraram grandes coisas.

O único gol da partida foi marcado pelo zagueiro central Giorgio Chiellini aos 21 minutos ao desviar a trajetória de um chute do brasileiro Alex Sandro.

Ronaldo protagonizou pouco depois uma das melhores ações da partida, mas seu gol foi anulado após a intervenção do VAR por um milimétrico impedimento.

Após o intervalo, o time de Turim não passou por apuros mas o resultado apertado manteve o suspense até o final.

Entre os jogadores escalados por Sarri, o destaque foi o francês Blaise Matuidi, que estava entre os possíveis desfalques segundo a imprensa esportiva italiana.

Outro jogador francês, o recém contratado Adrien Rabiot, só disputou a última meia hora do jogo.

De Ligt, contratado por 75 milhões de euros, ficou no banco, enquanto que Ramsey, longe de estar 100%, não foi sequer escalado.

Dessa forma, a equipe que entrou em campo era bastante parecida com a da temporada passada, com a exceção de Higuaín, que havia sido cedido ao Milan e ao Chelsea.

– Chuva de gols em Florença –

Na outra partida deste sábado, o Napoli, vice-campeão italiano na última temporada, venceu a Fiorentina fora de casa por 4 a 3.

Teoricamente os napolitanos continuam sendo um dos principais rivais da Juventus.

A partida foi bastante agitada. O volante chileno Erick Pulgar abriu o placar para a Fiorentina marcando de pênalti (9). Faltando pouco para o intervalo, o belga Dries Mertens (38) e Lorenzo Insigne, de pênalti (42) colocaram a equipe de Carlo Ancelotti na frente.

No segundo tempo o sérvio Nikola Milenkovic (51) empatou para o time da casa. O espanhol José Callejón devolveu a vantagem para o Napoli (56), e o atacante ganês Kevin-Prince Boateng voltou a deixar tudo igual (65). Mas Insigne marcou o gol que decretou a vitória napolitana.

O veterano atacante francês Franck Ribéry, grande reforço da Fiorentina, participou do jogo durante os últimos 15 minutos, acima do que ele havia previsto.

No domingo serão disputados mais sete jogos da primeira rodada, que se encerra na segunda-feira com a partida entre Inter de Milão e Lecce.

— Jogos da 1ª rodada da Serie A:

– Sábado:

Parma – Juventus 0 – 1

Fiorentina – Napoli 3 – 4

– Domingo (horário de Brasília):

(13h00) Udinese – Milan

(15h45) Verona – Bologna

Cagliari – Brescia

Roma – Genoa

Sampdoria – Lazio

SPAL – Atalanta

Torino – Sassuolo

– Segunda-feira (horário de Brasília):

(15h45) Inter de Milão – Lecce

stt/dep/iga/gh/aam

Tópicos

fbl ITA