ROMA, 18 JUL (ANSA) – A Juventus anunciou nesta quinta-feira (18) a contratação do zagueiro holandês Matthijs de Ligt, ex-capitão do Ajax, em uma negociação avaliada em 75 milhões de euros, o terceiro valor mais alto já pago a um defensor. Com apenas 19 anos, o jogador assinou um contrato válido até 30 de junho de 2024. Ontem (17), ele já havia realizado exames médicos em Turim.   

Com 10,5 milhões de euros em bonificação, a transferência de Ligt também é a terceira maior da história da Velha Senhora, ficando atrás apenas do craque português Cristiano Ronaldo (?105 milhões) e do argentino Gonzalo Higuaín (?90 milhões) O valor, no entanto, não supera o da contratação do também zagueiro holandês Virgil van Dijk, em 2014, feita pelo Liverpool por 84 milhões de euros quando atuava no Southampton, e do defensor Lucas Hernández – que foi comprado do Atlético de Madrid pelo Bayern de Munique por 80 milhões de euros. Em comunicado, a Juve ressaltou as qualidades do atleta.   

“Maestria técnica, superpotência física, visão de jogo, gestão e interpretação da dinâmica ofensiva, propensão a marcar gols, principalmente de cabeça: Matthijs de Ligt é uma síntese perfeita do zagueiro moderno”.   

Apesar da pouca idade, De Ligt comandava o Ajax e é titular absoluto na defesa da seleção holandesa. O atleta foi um dos principais jogadores da equipe de Amsterdã na última temporada. “Deixar o Ajax para a Juventus foi uma escolha difícil depois de ter jogado por 10 anos no time juvenil e 3 no time principal, mas eu me apaixonei por como eles defendem os italianos”, disse De Ligt.   

O zagueiro ressaltou que sempre foi “fascinado pelos defensores italianos, como Baresi e Cannavaro. “No Ajax experimentei momentos maravilhosos e muitos ruins, mas na vida há sempre um momento em que devemos nos despedir. Sentirei falta de todos, mas ninguém sabe o que o futuro pode reservar”, finalizou. (ANSA)

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias