Juventude tenta ganhar sobrevida no Brasileirão diante do Bahia

Vice-lanterna do Campeonato Brasileiro, o Juventude tenta ganhar uma sobrevida na competição e, por isso, só pensa em vitória sobre o Bahia, nesta sexta-feira, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caixas do Sul (RS). O jogo é válido pela 36ª rodada e começa às 19 horas.

Os dois vivem realidades totalmente distintas na reta final do Brasileirão. Com 33 pontos, o time gaúcho encara um cenário dramático: nova derrota pode decretar sua queda antecipada à Série B. O time baiano, embalado após bater o Vasco por 1 a 0, soma 56 pontos e mira vaga direta na Copa Libertadores com a consolidação do G-5.

O encontro também carrega um componente histórico e incômodo para o Bahia. Em jogos de Série A, jamais venceu o Juventude em Caxias do Sul, com três empates e cinco derrotas. Agora tenta aproveitar o momento positivo para quebrar a escrita.

O técnico Rogério Ceni será obrigado a mexer no time. Sem Ramos Mingo (suspenso) e David Duarte (machucado), o treinador recompõe uma dupla de zaga diferente formada por Kanu e Gabriel Xavier. Eles não jogam juntos há oito meses, mas receberam elogios do comandante.

No meio-campo, segue aberta a disputa entre Acevedo e Caio Alexandre. Um deles será escalado ao lado de Jean Lucas e Everton Ribeiro, trio responsável por alimentar o ataque formado por Ademir, Willian José e Erick Pulga.

Ceni reconheceu o desafio da partida e destacou a necessidade de desempenho consistente fora de casa. “É um jogo que exige equilíbrio. Não podemos oscilar, especialmente fora de casa. Precisamos controlar as ações e ser um time que imponha seu ritmo desde o início”, disse o treinador, ao comentar a preparação para enfrentar um adversário que ‘joga a vida no campeonato’.

Do lado gaúcho, o Juventude tenta se agarrar às poucas alternativas que ainda restam para evitar a queda. O goleiro Jandrei, que não tinha condições de atuar por pertencer ao São Paulo, e o meia Nenê, suspenso, reaparecem como opções. Com a volta de Nenê é quase certo que Carpini opte por atuar com três zagueiros, deixando o volante Jadson no banco.

O lateral Igor Formiga foi expulso na Vila Belmiro na derrota por 2 a 1 para o São Paulo e vai cumprir suspensão automática. Ewerthon vai entrar no seu lugar. No ataque, a novidade é o retorno de Rafael Bilu. Ele está recuperado de entorse no tornozelo para formar a dupla ofensiva ao lado de Gabriel Taliari.

Thiago Carpini ainda monitora três possíveis reforços de última hora: o zagueiro Wilker Ángel, o atacante Gilberto e o volante Daniel Peixoto, todos em fase final de recuperação. Se liberados, podem aparecer ao menos entre os relacionados para a partida que pode definir o destino do clube.

FICHA TÉCNICA

JUVENTUDE X BAHIA

JUVENTUDE – Jandrei; Luan Freitas, Rodrigo Sam e Marcos Paulo; Ewerthon, Caíque, Luis Mandaca, Nenê e Marcelo Hermes; Rafael Bilu e Gabriel Taliari. Técnico: Thiago Carpini.

BAHIA – Ronaldo; Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Acevedo, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Ademir, Willian José e Erick Pulga. Técnico: Rogério Ceni.

ÁRBITRO – Fernando Antônio Mendes de Salles Nascimento Filho (PA).

HORÁRIO – 19h.

LOCAL – Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS).