Brasil

Justiça lança aplicativo para agilizar processos trabalhistas

Um aplicativo chamado JTe (Justiça do Trabalho eletrônica) permite dar entrada em um processo trabalhista sem sair de casa. A novidade foi lançada na semana passada, com a intenção de agilizar o andamento de processos e evitar deslocamentos do advogado e do cliente. A ferramenta está disponível para download gratuitamente e permite que os advogados deem entrada em toda a documentação usando somente o celular.

O aplicativo já está sendo usado por tribunais de todo o Brasil. “O único encontro presencial realizado com o meu cliente foi feito no meu escritório para assinar o contrato” diz Priscila Leite, advogada que usou o aplicativo em uma ação no Tribunal Regional do Trabalho de Campinas (SP). “Depois disso, tudo não saiu do ambiente online”. Num primeiro momento, os processos eram iniciados por meio do Whatsapp. Mas não havia informações claras do andamento da ação. Agora, com o aplicativo, é possível consultar e receber notificações.

Detalhes dos processos podem ser obtidos apenas pelos respectivos advogados, usando login e senha. O cliente só consegue acessar informações básicas como notícias, organizar processos por ordem de importância, acessar a pauta, entre outras atividades. De acordo com a advogada Priscila Leite, processos que antes já eram agilizados em até oito meses via Whatsapp, podem correr ainda com mais eficiência pelo aplicativo.

Outra inovação do aplicativo é o acordo final. Agora, o cliente não precisa mais ir até o juiz para dizer se aceita ou não a proposta. Por meio de um vídeo, o contratante pode falar se aceita a proposta final, informando os valores da ação, o RG e autorizando o fim do processo. O aplicativo pode ser usado em todo Brasil e está disponível para Android e iOS.