Justiça dos EUA rejeita ação de Drake contra Universal por letra de ‘Not Like Us’

Rapper canadense alega que composição é "difamatória"

Reprodução/Instagram
Rapper canadense alega que letra da canção é difamatória Foto: Reprodução/Instagram

O processo movido por Drake contra a Universal Music Group por causa do hit  Not Like Us, de Kendrick Lamar, foi rejeitado pela justiça norte-americana. Na última quinta-feira, 9, a juíza a Jeannette A. Vargas afirmou que a letra da música não poderia ser considerada difamatória levando em conta o contexto artístico. Ela ainda declarou que a composição se trata de uma “opinião não passível de ação”. As informações são do jornal New York Times.

+ Rivalidade entre Kendrick Lamar e Drake vai à Justiça: juíza analisa ‘Not Like Us’

“A questão neste caso é se ‘Not Like Us’ pode ser razoavelmente entendida como uma forma de transmitir, como questão factual, que Drake é um pedófilo ou que ele se envolveu em relações sexuais com menores”, afirmou a juíza Jeannette A. Vargas. “À luz do contexto geral em que as declarações na gravação foram feitas, o Tribunal entende que não“. A equipe de Drake indicou que pretende apelar da decisão.

+ Kendrick Lamar vence Grammy de Gravação do Ano com ‘Not Like Us’

Entenda a polêmica 

O rapper canadense processou a gravadora por difamação. Ele alega que a empresa publicou e promoveu uma música que ele considera caluniosa, que por sua vez, argumenta que a letra faz parte da tradição de rap – com diversos insultos. Na faixa, Lamar acusa Drake de ser um “colonizador” e pedófilo. Em certo trecho, ele diz: “Fala, Drake, ouvi dizer que você gosta de jovens, é melhor você nunca ir para o bloco de celas um”, em referência à gíria da prisão para “pedófilos”. O canadense nega a implicação.

Vencedora do Grammy de “Música do Ano” de 2025, “Not Like Us” é apenas uma das diversas diss tracks – música criada com o objetivo de insultar ou criticar outra pessoa – trocada entre os dois rappers.