A Justiça do Rio Grande do Norte condenou o senador Rogério Marinho (PL-RN) à perda de mandato por uma suposta contratação de uma funcionária fantasma quando atuava como vereador na Câmara Municipal de Natal, entre os anos de 2004 e 2007.
O caso:
- Além de Marinho, o vereador de Natal Bispo Francisco de Assis (Republicanos) foi condenado pelo mesmo caso;
- A sentença foi determinada pelo juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas, que determinou o afastamento imediato dos dois e ainda à perda dos direito políticos de Marinho por oito anos, e de Francisco, por dez anos;
- O magistrado considerou que o senador teria sido o responsável por incluir “de forma desleal” a nomeação de uma médica que nunca trabalhou na Câmara Municipal de Natal, causando prejuízo aos cofres públicos. Já o Bispo, por sua vez, é acusado de contratar três funcionários fantasmas entre 2005 e 2007;
- Os dois foram condenados por atos de improbidade administrativa, ação realizada por agente público que fere os princípios fundamentais da Administração Pública.
O que dizem os parlamentares?
- A IstoÉ entrou em contato com o senador Rogério Marinho e o vereador Bispo Francisco de Assis, mas não obteve resposta até o momento. O espaço permanece aberto para possíveis manifestações.