Justiça determina busca e apreensão na sede da Ferbasa

Coluna: Coluna do Mazzini

Leandro Mazzini é jornalista graduado na FACHA, no Rio, e pós-graduado em Ciências Políticas pela UnB. Iniciou carreira em 1996 em MG. Foi colunista do Informe JB, da Gazeta Mercantil, dos portais iG e UOL. Apresentou programas na REDEVIDA de Televisão e foi comentarista da Rede Mais/Record Minas. De Brasília, assina a Coluna Esplanada em jornais de capitais e é colunista do portal da Isto É.

Justiça determina busca e apreensão na sede da Ferbasa

Sede da Ferbasa
Foto: Reprodução/Ferbasa.com

No dia em que a diretoria da Companhia de Ferro Ligas da Bahia (Ferbasa) estava reunida para uma Assembleia Geral (AGO) com temas importantes na pauta, como a análise das contas de 2023 e a destinação do lucro do ano passado, a Justiça da Bahia determinou busca e apreensão na sede da empresa.

A decisão foi tomada após o filho do antigo proprietário da companhia solicitar os documentos que subsidiaram a criação da Fundação José Carvalho, nome do ex-dono da Ferbasa, que faleceu em 2015. Além disso, a Justiça determinou ainda a entrega do balanços financeiros da fundação e que o Ministério Público entregue também os documentos relativos à instituição.

O filho de José Carvalho argumenta que através da fundação ocorreram fraudes contábeis e que, caso seja provado, a atual divisão patrimonial poderá mudar o atual comando da companhia. Por se tratar de uma S.A., a decisão da justiça é analisada com muita atenção entre acionistas e investidores, que aguardam o desfecho do caso.

Ordem de busca e apreensão na Ferbasa
Reprodução