A Justiça alemã rejeitou, nesta terça-feira (14), o recurso da petrolífera russa Rosneft contra o Estado alemão, após a colocação de suas atividades sob tutela, uma medida decidida em setembro do ano passado.

“O recurso da Rosneft é indeferido”, porque a decisão do governo de Olaf Scholz foi “de acordo com as exigências da Lei”, decidiu o tribunal administrativo de Leipzig.

As subsidiárias da Rosneft na Alemanha, que respondem por 12% da capacidade de refino de petróleo do país, foram colocadas sob “tutela” no início de setembro.

O objetivo era garantir a “segurança do abastecimento” para a Alemanha, enquanto Berlim havia prometido acabar com as importações de petróleo da Rússia em 1º de janeiro de 2023.

O grupo russo contestou esta decisão e disse estar disposto a abastecer suas refinarias alemãs com outros fornecedores de petróleo que não a Rússia.

O governo argumentou que a Rosneft é uma empresa estatal russa, que nunca teria investido para substituir o petróleo russo, o que justificaria a tutela.

Esse raciocínio foi compartilhado pelo tribunal.

bur-fcz/smk/jt/mab/mb/aa

ROSNEFT