Juros mais altos podem aprofundar recessão, diz membro do Banco da Inglaterra

LONDRES (Reuters) – A componente do Comitê de Política Monetária do banco central britânico Swati Dhingra disse em entrevista publicada neste sábado que taxas de juros mais altas podem levar a uma recessão mais profunda e mais longa.

Enquanto a maioria de seus colegas do Banco da Inglaterra apoiou um aumento de 75 pontos-base na taxa de juros para 3% no mês passado, Dhingra votou por um aumento de meio ponto percentual e, posteriormente, disse aos legisladores que o banco central poderia aprofundar uma recessão esperada se aumentasse os custos de empréstimos ainda mais.

“Você vê uma recessão muito mais profunda e longa com taxas muito mais altas”, disse ela ao jornal Observer. “É com isso que todos nós devemos nos preocupar… vamos acabar alongando e aprofundando a recessão se o aperto continuar no ritmo que está?”

Na entrevista, ela também disse que havia poucos sinais no mercado de trabalho de que as reivindicações dos trabalhadores por aumentos salariais levariam a uma inflação persistentemente elevada, que atingiu o pico em 41 anos de 11,1%.

O Reino Unido está enfrentando um inverno de agitação, à medida que trabalhadores ferroviários, professores, enfermeiras e paramédicos entram em greve para exigir melhores salários enquanto lutam contra a crise do custo de vida.

“Uma espiral de preços e salários significaria que os salários deveriam estar acima da inflação”, disse Dhingra ao jornal. “Dado que os salários reais estão caindo, isso é indicativo de que ainda não chegamos a um ponto de espiral de preços e salários.”

(Reportagem de Michael Holden)