Economia

Juros de bônus italianos têm forte alta após derrota de Renzi em referendo


Investidores procuraram se desfazer de títulos do governo italiano nesta segunda-feira, um dia após o primeiro-ministro Matteo Renzi anunciar sua renúncia em função da derrota da proposta de mudança constitucional submetida a referendo no fim de semana.

O resultado das urnas traz um período de alta incerteza para a terceira maior economia do bloco europeu. Nesse sentido,o rendimentos dos bônus italianos subiu fortemente. A diferença entre o yield do título de 10 anos da Itália com o da Alemanha subiu 0,07 ponto porcentual no início dos pregões, para 1,702%, segundo dados da Tradeweb. O movimento, no entanto, não se refletiu nos demais bônus da região nem nos mercados acionários locais, que operam em alta nesta manhã.

O referendo italiano é visto como o primeiro de uma série de eventos pivotais na Europa nos próximos meses. A renúncia de Renzi abre as portas para eleições parlamentares na Itália no ano que vem. Ele também é visto como positivo para o movimento popular Cinco Estrelas, que tem feito campanha por um referendo não vinculante sobre a permanência do país na zona do euro.

Na França, pesquisas de opinião sugerem que Marine Le Pen, líder do partido eurocético Frente Nacional, deve avançar para o segundo turno da campanha presidencial no ano que vem.

Investidores temem que a alta da turbulência política na Europa contamine o mercado europeu de bônus. Muitos esperam que o Banco Central Europeu (BCE) anuncie alguma medida para acalmar os mercados e evitar uma contaminação generalizada como aconteceu entre 2010 e 2012, durante a crise da dívida na região.

Naquele momento, o juro do bônus italiano de 10 anos ultrapassou 7,0%. Atualmente, eles estão próximos de 2,009%. Fonte: Dow Jones Newswires.


Saiba mais
+ Morre a atriz Noemi Gerbelli, a diretora Olívia da novela 'Carrossel', aos 68 anos
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais