A Grécia “praticamente alcançou” as metas das reformas exigidas por seus credores, e o Eurogrupo iniciará, na segunda-feira, “as primeiras negociações” sobre a dívida do país, informou o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

“Nos encontramos atualmente na primeira revisão do programa [do plano de ajuda à Grécia] e as metas foram praticamente alcançadas”, afirmou Juncker em uma entrevista, que os jornais alemães do Funke Mediengruppe publicarão no domingo.

Os credores pediram a “revisão”, que serve para avaliar o avanço das reformas implementadas pela Grécia em troca de um empréstimo internacional acordado com o país em 2015, como condição prévia a qualquer discussão sobre a dívida grega.

O Eurogrupo, que reúne 19 ministros da Economia da zona do euro, pretende analisar a partir de segunda-feira em Bruxelas essa revisão das reformas gregas.

Durante esta reunião, os ministros “também terão as primeiras negociações sobre como transformar a dívida da Grécia em sustentável no longo prazo”, garantiu Juncker, ressaltando que uma redução pura e simples da dívida não está na ordem do dia.

rfo/cr/tjc/cc