A atriz francesa Juliette Binoche, 61 anos, virá para o Festival do Rio, maior evento de cinema da América Latina, que acontece de 2 a 12 de outubro. Ela virá para promover o filme “In-I in Motion”, documentário que mostra o processo criativo de um espetáculo “In-I”, que Binoche criou, em 2007, com o dançarino britânico Akram Khan. A dupla excursionou com o espetáculo por diversos países.
+Gratuito: 5ª edição da Sinédoque acontece nesta semana, no Rio
+Linguista levou 15 anos para traduzir nova versão alemã de ‘Grande Sertão: Veredas’
O filme usa imagens inéditas para explorar a jornada íntima da dupla, desde a inspiração inicial até a performance em si. O documentário, que marca a estreia de Juliette Binoche como diretora, explora a essência da criação artística, a vulnerabilidade envolvida e seu impacto transformador.
A atriz deve acompanhar uma única sessão, que acontecerá no Cine Odeon CCLSR (Praça Floriano, 7 – Centro – Rio de Janeiro/RJ), no dia 5 de outubro, às 19h30. Outras três sessões do filme estão na programação do Festival: no domingo, 5 de outubro, às 15h45, no Reserva Cultural Niterói 2; na quinta-feira, 9 de outubro, às 18h30, no Cinesystem Belas Artes 6, e no sábado, 11 de outubro, às 14h, no Estação Net Gávea 5.
Binoche é consagrada por várias produções, como “A Liberdade é Azul” (1993), que lhe garantiu o César de Melhor Atriz e foi indicada a outros prêmios, e “O Paciente Inglês” (1996), pelo qual recebeu o Óscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Ela também foi indicada ao Oscar por “Chocolate” (2000) e venceu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes por “Cópia Fiel” (2010). A atriz também estrela o clássico “Perdas e Danos”, suspense erótico lançado em 1992.