A atriz Juliana Paes, de 41 anos de idade, está completando 20 anos de carreira. Em uma entrevista à revista Quem, ela relembrou alguns personagens e revelou a dificuldade que passou até chegar nos dias de hoje, sendo considerada uma artista completa e consagrada.

Questionada sobre sua primeira personagem na novela ‘Laços de Família’, que está sendo reprisada da TV Globo, Juliana disse: “Não sabia me posicionar, então era muito difícil e penoso para mim. Não tive uma formação profissional de cursos. Sou uma cria da casa e aprendi fazendo, tomando bronca. Cheguei à novela muito crua”

E continuou: “A receptividade do elenco e equipe, às vezes, me tirava um pouco o sono. Ficava apreensiva se seria deixada de lado por não ser da patota, mas pelo contrário. Eles me tratavam tão bem, queriam saber de onde eu vinha, como tinha sido o teste, como conheci o produtor… Tinham interesse pela minha história. Eu me senti muito acolhida”.

Ainda referente as broncas que levava, ela disse que não sabia como agir: “Não sabia me posicionar, então era muito difícil e penoso para mim. Acho que a Marieta Severo merece meu agradecimento especial. Ela teve um papel fundamental para a minha carreira e talvez nem ela saiba. Eu não tive uma formação profissional de cursos”.
Paes concluiu fazendo um balanço atual da sua longa carreira: “Hoje, 20 anos depois, é tudo tão diferente… É bacana ver como a vida vai nos encaminhando para lugares tão diferentes. A gente usava pager, recebia mensagens pelo tal do Teletrim. Ao longo desses 20 anos, a gente ganhou uma maior dimensão com a conectividade, talvez a gente não tenha tido ganhos suficientes em temas como racismo, homofobia, assédio, mas a gente tem conseguido jogar luz para que esses assuntos sejam mais discutidos. Meu filho ainda tem 9 anos, mas quando penso nos anos 2000, percebo que a gente vivia em uma “bolha”. Meus sobrinhos me dão umas lições sobre temas que eu jamais teria consciência aos 20”.