Criador do Wikileaks, o australiano Julian Assange, vai se casar na próxima quarta-feira (30) com sua noiva, Stella Moris. A cerimônia será realizada na prisão de segurança máxima de Londres, onde ele está detido até que seja julgada a sua extradição.

Assange, que tem 50 anos, luta contra um pedido de extradição feito pelos Estados Unidos em razão do que foi chamado o maior caso de vazamento de informações militares do país. Wikileaks é uma organização sem fins lucrativos que publica, anonimamente, documentos confidenciais de governos e empresas.

Em 2010, a organização divulgou documentos que mostravam a ação militar dos EUA no Afeganistão e Iraque. Um dos mais famosos é um vídeo que mostra soldados executando 18 civis de um helicóptero no Iraque. A Casa Branca alegou que o vazamento colocava soldados estadunidenses em risco, já que suas identidades foram reveladas e o acusa de ser espião. Contudo, ele afirma que cumpriu seu papel de jornalista investigativo.

Assange e Moris, que têm dois filhos juntos, anunciaram o noivado em novembro de 2021 e receberam permissão para se casar na prisão onde ele está em prisão preventiva. A cerimônia vai contar com quatro convidados, sendo duas testemunhas e dois seguranças. A noiva deve fazer um discurso do lado de fora da prisão na frente de seus apoiadores.

Com informações da Reuters e AFP