Júlia Figueiro encara desafios no hipismo nos Emirados Árabes

Atleta brasileira integra o circuito árabe de competições

Divulgação
Julia Figueiro Foto: Divulgação

Radicada há quase cinco anos em Dubai, Júlia Figueiro encontrou no hipismo uma paixão capaz de acalmar a mente e dar novo sentido à sua rotina fora do Brasil. A atleta, que começou a montar cavalos nos Emirados Árabes Unidos, hoje integra o circuito árabe de competições e sonha em participar de provas internacionais oficiais.

“O primeiro minuto que eu montei em um cavalo, soube que aquilo faria parte da minha vida para sempre. Foi como um déjà-vu de outra vida”, relembra Júlia Figueiro, que viu no esporte uma forma de silenciar a mente barulhenta e controlar sua impulsividade.

O circuito árabe, conhecido pelos altos prêmios e pela elevada competitividade, trouxe desafios desde o início. “Aqui, desde as provas iniciais, o nível é europeu. É cultural: enquanto no Brasil a criança ganha um videogame, aqui elas ganham um cavalo. Isso cria uma conexão e um nível de exigência muito maiores desde cedo”, compara.

Além da diferença técnica, Júlia Figueiro enfrentou barreiras culturais e linguísticas. Ela aprendeu a montar em inglês e árabe, o que gerou situações curiosas ao retornar ao Brasil. “Na primeira vez que voltei e fui montar no Brasil, percebi que não sabia o nome de vários equipamentos em português”, conta, entre risos.

Hoje, Júlia Figueiro compete com dois cavalos, Quapi e Ferdau, buscando equilíbrio e longevidade no esporte. “A Quapi tem bastante personalidade, não foi fácil ganhar a confiança dela. Mas hoje somos uma boa dupla, ela sabe que está segura comigo”, explica.

Apesar da rotina intensa de treinos e provas, Júlia Figueiro também aproveita a vida nos Emirados. “Moro aqui há quase cinco anos, então já conheci bastante coisa por aqui”, revela. No futuro, os planos incluem competições oficiais fora do país e novas metas no esporte. “Sempre fui competitiva, desde criança. O esporte acalma minha mente. No meio do caos, encontro tranquilidade ao criar rotinas e metas”, resume.