Mundo

Julgamento de Cristina Kirchner começa hoje


BUENOS AIRES, 21 MAI (ANSA) – Começa nesta terça-feira (21) o julgamento da ex-presidente argentina Cristina Kirchner, acusada de liderar um esquema de desvio de dinheiro em contratos de obras públicas entre os anos de 2007 e 2015, período que governou o país.   

De acordo com a denúncia, 51 obras teriam sido direcionadas ao Grupo Austral, de Lázaro Báez, que é amigo da família Kirchner, totalizando mais de US$ 1 bilhão. Além do processo de hoje, Cristina é alvo de outros 11 casos na Justiça da Argentina. Por ser senadora, porém, ela tem foro privilegiado. Cristina pretendia lançar sua candidatura às próximas eleições mas, devido aos problemas judiciais, decidiu sair como vice na chapa encabeçada por seu ex-chefe de gabinete Alberto Fernández.   

O julgamento de hoje intriga os argentinos e divide o país por ocorrer a menos de seis meses das eleições. Nas pesquisas de intenção de voto, Cristina aparecia em primeiro, vencendo o atual mandatário, Mauricio Macri.   

Caso seja declarada culpada, a ex-presidente pode ser condenada a até 16 anos de prisão. Porém, a lei a impede que ela seja presa até 2021, quando acaba seu mandato de senadora. (ANSA)

Veja também
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ ‘Transo 15 vezes na semana’, diz Eduardo Costa ao revelar tratamento por vício em sexo
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago