Uma juíza de Las Vegas, em Nevada, nos Estados Unidos, sofreu represálias após publicar uma foto em que aparece em uma banheira de hidromassagem ao lado de dois defensores públicos, e escrever uma legenda de conotação sexual. Após as críticas, Erika Ballou utilizou as redes sociais para postar a letra de uma música da cantora Cardi B para se defender. As informações foram divulgadas pelo Daily Mail na segunda-feira, 29.

+ Juíza recebe R$ 1 milhão em um mês após ‘abrir mão’ de férias

+ Quem é a juíza que gritou com testemunha durante audiência em Santa Catarina

Na imagem publicada no Facebook, a juíza aparece ao lado de Robson Houser e Shana Brouwers, dois defensores públicos, dentro de uma banheira de hidromassagem. Todos estão com trajes de banho e sorrindo para a câmera. “Robson está cercado por belas tetas”, escreveu Erika Ballou na legenda da postagem. Após as represálias, a autoridade utilizou as redes sociais para compartilhar a letra da música “Get Up 10”, de Cardi B. “Passe de fazer lanches de atum para fazer notícias”, diz a composição em uma tradução literal.

A Comissão de Disciplina Judicial de Nevada apresentou uma declaração formal de acusações contra a juíza por duas postagens, a que envolve ela e os defensores públicos na jacuzzi, além de uma outra em que a autoridade sugeriu que casos de réus que não estão sob custódia deveriam ser arquivados. A alegação é de que Erika Ballou violou regras básicas exigidas de um membro do judiciário para que este promova a confiança do público.

Ainda de acordo com o órgão, os deveres de um juiz devem ser postos à frente de interesses ou atividades pessoais ou extrajudiciais para que a imparcialidade seja mantida perante a sociedade. A comissão ainda alega que uma autoridade não deve se envolver em ações que possam prejudicar a sua própria integridade. A audiência relativa ao assunto não foi marcada e Erika Ballou assumiu o posto que ocupa em 2021.