Juíza revoga a própria decisão sobre plano diretor polêmico de Pirenópolis

Coluna: Coluna do Mazzini

Leandro Mazzini é jornalista graduado na FACHA, no Rio, e pós-graduado em Ciências Políticas pela UnB. Iniciou carreira em 1996 em MG. Foi colunista do Informe JB, da Gazeta Mercantil, dos portais iG e UOL. Apresentou programas na REDEVIDA de Televisão e foi comentarista da Rede Mais/Record Minas. De Brasília, assina a Coluna Esplanada em jornais de capitais e é colunista do portal da Isto É.

Juíza revoga a própria decisão sobre plano diretor polêmico de Pirenópolis

Reprodução
Foto: Reprodução

Nas últimas horas de sua atuação pela 2ª Vara de Direito Cível, a juíza Renata Farias Costa Gomes revogou a própria decisão que havia suspendido na Câmara de Vereadores a votação do novo plano diretor do município, que, entre outros temas de urbanização, abre caminho para os grandes empreendimentos já comercializados.

São pelo menos três grandes resorts, dois deles no perímetro urbano da cidade cujo centro historico tombado pelo IPHAN é conhecido por seu bucolismo barroco. Os resorts sao anunciados com centenas de lofts em sistema de time share (unidades compartilhadas por diferentes donos).

Enquanto os defensores dos empreendimentos citam fomento ao turismo e geração de empregos e renda na cidade, os contrários apontam alto risco de mais poluição e alegam que não houve debates nem estudos sobre o impacto de trânsito, para citar um dos eventuais problemas.