O juiz Bento Luiz de Azambuja Moreira, da 17ª Vara do Trabalho de Curitiba, foi afastado do cargo por improdutividade. A decisão foi do pleno do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 9ª Região. Em um ofício, o magistrado alegou que não sabe fazer audiências pela internet. As informações são do G1.

Na decisão, a corregedora, desembargadora Nair Lunardelli Ramos escreveu que o “imediato afastamento” ocorre “diante da incapacidade técnica para realizar audiências por videoconferência, despreparo para utilização das ferramentas eletrônicas”. Apesar de afastado, o juiz não terá corte no salário de R$ 35 mil.

Ainda de acordo com a decisão, o juiz não realizou nenhuma audiência desde o dia 18 de março. As audiências trabalhistas estão ocorrendo por videoconferência durante a pandemia para evitar atrasos nos processos.

Conforme o TRT, o processo contra o juiz Bento Moreira foi aberto em julho de 2019. Além de não realizar audiências, o juiz também não emitiu sentenças. A diretora da Vara onde o magistrado atuava também foi afastada.

O tribunal ainda deve abrir um processo administrativo disciplinar para apurar os fatos. Enquanto o processo estiver em andamento, o juiz segue afastado e recebendo o salário integral.

Em nota ao G1, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Paraná afirmou que espera urgência da corregedoria do tribunal para tomar as providências de ordem disciplinar em relação ao magistrado, dentro do devido processo legal, uma vez que a remuneração do magistrado é realizada com os recursos advindos dos tributos pagos pelo povo brasileiro. O juiz Bento Luiz de Azambuja Moreira não respondeu aos contatos da reportagem.