A Justiça Federal do Rio de Janeiro concedeu a liberdade à ex-diretora das Lojas Americanas Anna Saicali desde que ela retorne ao Brasil neste domingo, 30. A decisão atende a um pedido da defesa da ex-diretora da empresa.

Anna Saicali estava foragida desde quinta-feira, 27, quando a Polícia Federal realizou uma operação contra ex-chefes da empresa por desvios de valores e fraudes contábeis. Segundo os investigadores, os prejuízos atingem os R$ 25 bilhões.

Anna está em Lisboa e deve se entregar no aeroporto nas próximas horas. Na decisão, o juiz Márcio Muniz Da Silva Carvalho, da 10ª Vara Federal do Rio de Janeiro, liberou a executiva do uso de algemas no avião e determinou que ela responderá o crime em liberdade.

“Na realidade, ANNA CHRISTINA RAMOS SAICALI deve apenas se apresentar às autoridades portuguesas no aeroporto de Lisboa, sem ser detida, nem algemada, nem passar por qualquer tipo de constrangimento ou vexame, sendo apenas acompanhada pelas autoridades policiais até o seu embarque no voo de volta ao Brasil, e recebida pelas autoridades policiais brasileiras, às quais deverá entregar seu passaporte conforme requerido pelo Ministério Público Federal, submetendo-se apenas à medida cautelar de proibição de ausentar-se do país”, decidiu.

Além de retornar ao Brasil, a executiva deverá entregar o passaporte e deve cumprir medidas cautelares. A defesa da ex-diretora ainda não se pronunciou.

Anna Saicali é acusada de participar de um esquema para fraudar as contas fiscais das Lojas Americanas. O nome dela chegou a ser incluído na lista de procurados da Interpol.

Além dela, o ex-CEO Miguel Gutierrez também foi alvo de mandado de prisão. Ele chegou a ser preso em Madrid, mas foi solto neste sábado.