Naturalizado ucraniano, Giorgii Zantaraia foi obrigado a deixar o quimono de lado e usar trajes de guerra para lutar contra as tropas russas na Ucrânia. O campeão mundial de judô, de 34 anos, conseguiu tirar a esposa e os dois filhos do país e ficou para fazer parte da resistência ucraniana.

“Eu tenho dois filhos. O mais velho, David, de 9 anos, e a Eva, de 4 anos. Eles estavam comigo em Kiev, mas está muito perigoso. Então, ontem os mandei para a fronteira com a Europa. Agora minha família não está mais aqui, já estão em um lugar seguro, por isso não tenho medo. Já somos os vencedores!”, disse Zantaraia.

Reprodução Instagram

A batalha que Zantaraia vai enfrentar nem de longe é comparável com suas três participações olímpicas e as seis medalhas conquistadas em mundiais de judô (um ouro, uma prata e quatro bronzes). Agora, o judoca está equipado com um fuzil e diz estar preparado para “ir até o fim”.

“Em Kiev a situação é muito perigosa. Todo mundo está deixando a Ucrânia. Quem está ficando está formando um mesmo exército. Todos estão recebendo armas e ficando prontos. Aqui todo mundo tem armas. Se algo acontece eles nos chamam e nós vamos ajudar. Nós ficamos esperando, mas sempre prontos para entrar em ação. Estou pronto para defender meu país!”, afirmou.

“Estamos em casa e não queremos guerra, mas eles estão vindo atrás de nós. Eles começaram a atacar a cidade e destruir vários prédios. Muitas crianças morreram ou estão em situação complicada. Mas nós estamos prontos e somos fortes. Vamos fazer tudo que pudermos e vamos vencer”, completou.