Na estreia da competição por equipes no judô nas Olimpíadas, o Brasil caiu nas quartas de final ao ser derrotado pela Holanda, neste sábado, nos Jogos de Tóquio.

Agora, os judocas brasileiros vão para a repescagem, onde enfrentam Israel por uma vaga na disputa pela medalha de bronze.

No primeiro duelo da série de seis, Larissa Pimenta enfrentou Sanne Verhagen pela categoria até 57kg.

A holandesa levou duas punições, mas Larissa não soube aproveitar a vantagem e acabou recebendo três shidos na sequência, perdendo assim o confronto (0-1)

Em seguida foi a vez do medalhista de bronze Daniel Cargnin entrar no tatame para encarar Tornike Tsjakadoeda na categoria até 73kg.

O brasileiro aplicou waza-ari na disputa do golden score (tempo extra) e deixou tudo igual (1-1).

Maria Portela, que foi eliminada no individual numa após decisão polêmica, encarou Sanne Van Dijke Ippon para Sanne van Dijke, pela categoria até 73kg.

O combate foi para o ponto extra, e van Dijke conseguiu aplicar um Ippon (1-2).

Com Rafael Macedo pegando Noel Van T’ End, na categoria até 90kg), o Brasil foi derrotado novamente (1-3).

E coube a outro medalhista de bronze em Tóquio diminuir o placar. Mayra Aguiar, que substituiu a lesionada Maria Suelle Altheman, enfrentou Guusje Sreenhhuis na categoria acima dd 70kg, e encaixou um ippon no golden score (2-3).

Rafael “Baby” Silva, medalhista de bronze em Londres 2012 e Rio 2016, precisava vencer Henk Grol, na categoria acima de 100kg para manter as esperanças da equipe brasileira. Mas como nas outras duas lutas no torneio individual, o brasileiro foi punido por falta de combatividade, e o Brasil foi eliminado com uma derrota por 4 a 2.

A equipe brasileira volta ao tatame neste sábado para enfrentar Israel na repescagem para obter a vaga na disputa pelo bronze.

lca