O cantor e compositor Juca Novaes lança seu novo single, “Frevo ou funaná”, em apresentação no Bona Casa de Música, em São Paulo, no dia 12 de novembro de 2025. O show marca o encontro do artista paulista com a cantora e compositora caboverdiana Solange Cesarovna, conhecida como a “rainha da morna do século XXI”.
Evento: Lançamento do single “Frevo ou funaná”.
Artistas: Juca Novaes (Brasil) e Solange Cesarovna (Cabo Verde).
Data: 12 de novembro de 2025, às 20h.
Local: Bona Casa de Música, em São Paulo (SP).
Repertório: Canções brasileiras, caboverdianas e faixas inéditas do novo álbum de Novaes.
A nova canção foi inspirada por uma viagem de Juca Novaes a Cabo Verde. Na ocasião, o compositor observou profundas similaridades entre a cultura dos dois países, como a proximidade da morna com o choro, da cachupa com o vatapá, e do grogue com a cachaça.
A admiração pela semelhança entre o frevo brasileiro e o funaná caboverdiano deu origem ao single. Solange Cesarovna, que foi a anfitriã de Novaes durante a visita ao país africano, divide o palco com o compositor para apresentar o lançamento e outras canções que farão parte do novo disco do artista.
19 discos gravados
O cantor e compositor Juca Novaes (José de Araujo Novaes Neto) possui dezenove discos gravados, oito como integrante do grupo vocal Trovadores Urbanos e os demais autorais. Seu trabalho mais recente é o álbum “Canções de primeira, volume 3″, de 2025. Já se apresentou internacionalmente na Espanha, Portugal, França, Argentina, China, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos.
Sua canção “Meio Almodovar”, gravada em parceria com Lenine, tornou-se sucesso radiofônico. Como produtor, foi um dos criadores da Fampop, em Avaré (SP), evento que presidiu por mais de vinte edições e que revelou nomes como Chico César, Zeca Baleiro e Lenine.
Novaes é autor de dezenas de músicas gravadas por importantes nomes da MPB, como Jane Duboc, Alaíde Costa, Danilo Caymmi e Roberto Menescal. Atua também na defesa do direito autoral, sendo vice-presidente do Ciam (International Council of Authors of Music), presidente da Alcam (Alianza Latino Americana de Música) e diretor da Abramus.
Voz de Cabo Verde
Solange Cesarovna é uma das vozes mais notáveis da música de Cabo Verde, aclamada como a “Rainha da Morna do Século XXI”. Vencedora do Festival de Pequenos Cantores aos sete anos, possui formação em Comunicação Social no Brasil e estudou canto clássico na Escola de Música Villa-Lobos.
Em 2013, cofundou a Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM), que presidiu até 2023, revolucionando o sistema de direitos autorais no país. Solange desempenhou papel fundamental no reconhecimento da Morna como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2019.
Em 2025, foi homenageada no Brasil com o Prémio PALOP, que reconheceu os 50 anos dos Países Africanos de Língua Portuguesa. Atualmente, é vice-presidente da African Music Academy (AMA) e do International Council of Music Creators (CIAM), além de ser a primeira CLIP Champion da WIPO for Creators (Organização Mundial da Propriedade Intelectual).
Serviço
Evento: Juca Novaes recebe Solange Cesarovna – Lançamento “Frevo ou funaná”
Data: 12 de novembro de 2025 (quarta-feira), às 20h
Local: Bona Casa de Música (Rua Doutor Paulo Vieira, 101 – Sumaré, São Paulo/SP)
Classificação etária: Livre (menores de 16 anos somente acompanhados pelos pais ou responsável legal)
Ingressos: Informações e vendas na plataforma Eventim.