Mundo

Jovens de Bolonha vão às ruas contra catracas em biblioteca


BOLONHA, 10 FEV (ANSA) – A biblioteca da Universidade de Bolonha, uma das mais prestigiosas da Itália, foi devastada durante um confronto entre estudantes e policiais na noite da última quinta-feira (9).   

Os problemas começaram no início da semana, quando a reitoria decidiu instalar catracas para controlar o acesso à biblioteca, irritando movimentos estudantis. Liderados pelo Coletivo Universitário Autônomo (CUA), os alunos fizeram uma manifestação na quarta (8) e desmontaram as barreiras.   

No dia seguinte, os jovens voltaram à carga e decidiram ocupar a biblioteca até conseguir uma reunião com o reitorado, mas a Polícia reagiu e desalojou os estudantes. O episódio foi marcado por confrontos, que continuaram pelas ruas de Bolonha.   

“A biblioteca está devastada e, por enquanto, ficará fechada. A coisa mais importante é que a calma retorne”, disse o pró-reitor Mirko Degli Esposti, que explicou que o objetivo das catracas não é impedir o acesso de ninguém, mas apenas controlar a entrada dos estudantes.   

Segundo ele, não é possível prever quando a biblioteca será reaberta. Já o CUA culpa a Polícia pela destruição e acusa agentes de terem jogado cadeiras sobre os alunos. “Há duas semanas que fazemos assembleias e pedimos reuniões, e a resposta foi mandar a Polícia para espancar os estudantes”, disse um dos líderes do movimento.   

Nesta sexta-feira (10), os alunos voltaram à zona universitária para protestar, e novamente foram registrados conflitos com as forças de ordem. Eles prometem continuar as manifestações até que a ideia das catracas seja engavetada. “Não aceitaremos uma universidade fechada e barricada em si mesma”, acrescentaram os estudantes. (ANSA)


Saiba mais
+ Morre a atriz Noemi Gerbelli, a diretora Olívia da novela 'Carrossel', aos 68 anos
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais