De acordo com relatório global inédito, viabilizado pela Electrolux, no qual a empresa ouviu cerca de 14 mil jovens do mundo todo, a atual Geração Z não está apenas disposta a mudar drasticamente seu estilo de vida a fim de salvar o planeta, como também veem a si mesmos como defensores e líderes em direção a um futuro mais sustentável.

O relatório faz parte da visão da Electrolux e das ousadas metas para 2030 para uma vida melhor e mais sustentável, no qual a empresa conduziu um grande estudo para avaliar as visões dos jovens a respeito de uma vida com mais qualidade agora e no futuro. Dentre os diferentes países da América Latina contemplados na pesquisa – Brasil, Chile e Argentina-, o estudo constatou que 100% dos jovens latino-americanos confiam principalmente em si mesmos para liderar a mudança em direção a um futuro mais consciente. Este indicador é seguido por cientistas (84%) e influenciadores (33%), à medida que, apenas um em cada dez, acredita que os adultos assumirão essa responsabilidade. Como expectativa também para os jovens da atualidade, 56% deles acreditam que, de fato, irão solucionar a crise climática (uma das principais preocupações levantadas pelos entrevistados).

Com base nos resultados do estudo, a Electrolux selecionou um time de jovens para cocriar em conjunto com o centro de Inovação da empresa; uma equipe dedicada de pesquisa e design com a missão de acelerar a mudança sustentável; e alguns dos mais influentes agentes da mudança da atualidade, a fim de explorar possíveis soluções para uma vida melhor. As percepções da pesquisa e das sessões com a equipe de agentes da mudança serão usadas pela Electrolux em seus esforços para criar inovações.

“Acreditamos que há uma grande oportunidade de combinar diferentes perspectivas para construir um futuro melhor. É por isso que queremos envolver as mentes jovens imediatamente neste processo, pois as ações que realizamos hoje definirão o futuro. Como indica o estudo, os jovens têm uma mentalidade muito determinante e proativa a respeito da sustentabilidade, é o futuro deles que está em jogo e eles querem participar, ou realmente liderar, a criação de soluções”, afirma João Zeni, Diretor de Sustentabilidade da Electrolux América Latina.

A próxima geração não apenas enxerga a si como os futuros líderes, mas 81% dos jovens da América Latina se veem como defensores da sustentabilidade, e buscam ativamente influenciar os outros a viver hoje de forma mais sustentável. De maneira geral, 100% dos jovens estão dispostos a mudar drasticamente seu estilo de vida para salvar o planeta. Entretanto, embora estejam dispostos a fazer a sua parte, o público ouvido também se sente frustrado com as falhas da última geração; 6 em cada 10 concordam que os jovens devem cuidar do que as gerações anteriores degradaram, e também afirmam que, na maioria das vezes, os jovens tentam se fazer ouvir, mas sentem que ninguém escuta.

As chaves para uma vida sustentável

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Diante da visão dos jovens do mundo todo, educação sobre questões de sustentabilidade (73%) e inovações verdes (69%), são apontadas como as soluções mais importantes da transição para uma sociedade mais sustentável, o que demonstra uma proatividade em realizar mudanças pautadas pela consciência de suas próprias escolhas. Quando se trata de suas futuras residências, os jovens têm como foco as soluções sustentáveis para alimentos, água e energia, que são mais importantes para eles do que recursos inteligentes sem um claro aspecto de sustentabilidade.

Eles também estão dispostos a dedicar tempo e energia a alimentos e prefeririam produzir seus próprios alimentos e dedicar-se à culinária à base de plantas em vez de soluções que sejam rápidas, como refeições prontas ou até mesmo não cozinhar.

“Para atender às necessidades da geração futura, a casa inteligente terá que ser construída baseada em aspectos de sustentabilidade em vez de apenas ter recursos e dispositivos interessantes. É claro que o foco dessa geração na sustentabilidade está altamente presente quando pensam sobre sua vida futura. A sustentabilidade é a nossa prioridade máxima em tudo o que fazemos na Electrolux, e convidar os jovens a participar da concepção da vida futura provavelmente resultará em soluções ainda mais sustentáveis. Queremos dar aos jovens de hoje um lugar nessa mesa”, conclui João.

Sobre as metas para 2030

O estudo faz parte da concretização da visão da Electrolux e das ousadas metas para 2030 para uma vida melhor e mais sustentável. Com foco em uma alimentação melhor, melhor cuidados com as roupas, melhor ambiente doméstico e melhor empresa, as metas ampliam o âmbito do compromisso da Electrolux com a sustentabilidade. Isso possibilita que a empresa contribua de maneira mais significativa para trazer soluções para os desafios globais.

Constatações selecionadas dos jovens ao redor do mundo:

O futuro dos alimentos e da culinária

As atividades mais importantes que os jovens querem realizar na sua futura casa são produzir seus próprios alimentos (36%), realizar a compostagem ou reciclagem de todos os resíduos alimentares (34%) e cozinhar alimentos saborosos à base de vegetais (34%). Apenas 12% preferem comer refeições prontas a cozinhar, 12% acreditam que comerão carne produzida em laboratório, 9% que comerão proteínas à base de insetos e apenas 10% acreditam que não precisarão cozinhar no futuro.

O futuro das roupas e do cuidado com as roupas

A respeito dos futuros hábitos de vestuário sustentáveis, os jovens tendem mais frequentemente a investir em roupas de alta qualidade (67%) e ajustar e cuidar de suas roupas para que durem mais (65%). 26% acreditam que usarão roupas virtuais até 2030 e 27% consideram que alugar suas roupas seria um comportamento sustentável praticado em 2030.

O futuro do bem-estar em casa


Quando se trata da sua visão sobre o bem-estar em sua futura casa, os jovens veem os sistemas inteligentes principalmente como uma ferramenta para fornecer orientações e ajuda no dia a dia. Eles querem receber recomendações de saúde (36%), rotinas de exercícios (34%), recomendações de dieta (33%), bem como orientações e conselhos para uma vida sustentável (32%). Eles também veem seu papel na proteção contra toxinas externas (35%).

Sobre o estudo

O estudo foi conduzido pela empresa de análise United Minds para a Electrolux, incluindo uma pesquisa quantitativa, bem como entrevistas aprofundadas. A pesquisa digital quantitativa foi realizada com jovens entre 15 a 20 anos em 13 países (Argentina, Austrália, Brasil, Chile, França, Alemanha, Israel, Polônia, Suécia, Tailândia, Reino Unido, EUA, Vietnã), incluindo 1000 entrevistados em cada mercado (um total de 13886 entrevistados). Os entrevistados foram providenciados pela CINT, provedora de painéis de pesquisa. 17 entrevistas aprofundadas foram realizadas com jovens entre 15-20 anos de idade, incluindo todos os 13 mercados. A coleta de dados ocorreu entre os dias 19 de fevereiro e 16 de março de 2021. Leia o estudo completo.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias