O jovem Henrique Lemos de Oliveira, de 18 anos, morreu afogado na última quarta-feira (09) após pular em uma lagoa e tentar fugir à nado de uma abordagem policial. O caso aconteceu em Linhares, no Espírito Santo.

BA: Jovens de Salvador chamam atenção na web com vídeos de abordagem policial

+ Senado aprova projeto para punir abordagem policial motivada por preconceito

Vereadora negra do RJ critica abordagem policial com xingamento e armas apontadas

Segundo a TV Gazeta, a vítima e um adolescente, de 17 anos, teriam saído correndo ao avistarem uma equipe da Polícia Militar. Cercados pelos agentes, a dupla foi até a lagoa e entrou em um barco. Um dos rapazes estava armado e chegou a atirar na direção dos policiais, que revidaram. Neste momento, os jovens pularam na água e começaram a nadar.

“Eles tentaram atravessar a nado, o que dá cerca de 150 metros, no final da travessia os dois começaram a se afogar e um deles acabou submergindo”, disse o Sargento Pires, do Corpo de Bombeiros, em entrevista a TV Gazeta.

O adolescente foi resgatado pelos oficiais, mas Henrique se afogou e desapareceu nas águas da represa. O Corpo de Bombeiros foi acionado e, após algumas horas, conseguiu encontrar o corpo da vítima.

Míriam Lemos, mãe de Henrique, questionou a versão dos policiais e afirmou que os agentes chegaram atirando. Ela ainda revelou que o filho era usuário de drogas, mas negou que ele tivesse envolvimento com tráfico.

O rapaz, de 17 anos, foi detido e com ele foram encontradas 24 porções de maconha e R$ 30. Ele foi levado para a 16ª Delegacia Regional da cidade. A arma que estaria com os jovens ainda não foi encontrada.