Jovem filma prisão do pai em situação ilegal nos EUA e vídeo viraliza

Jovem filma prisão do pai em situação ilegal nos EUA e vídeo viraliza

Um vídeo em que se ouve os soluços de uma adolescente enquanto filma a prisão de seu pai em situação ilegal pela Polícia migratória causou comoção nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (3).

Rómulo Avelica González, mexicano de 48 anos, foi preso na terça-feira (28) por agentes federais da Imigração próximo à escola Academia Avance, no bairro Highland Park, em Los Angeles, para onde levava suas duas filhas.

O incidente foi filmado por sua filha adolescente Fátima, do banco traseiro do veículo dirigido por Rómulo.

O vídeo mostra como Avelica é algemado e conduzido para um carro por dois agentes federais.

A filmagem foi reproduzida pelas redes sociais e por inúmeros veículos de comunicação americanos.

“Agentes da Agência de Imigração e Aduanas (ICE) especializados em operações contra fugitivos prenderam o senhor Avelica nesta terça-feira”, em virtude de “bases de dados terem indicado que foi objeto de diversas sanções penais, incluindo dirigir alcoolizado, em 2009, e uma ordem de expulsão do território referente a 2014”, assinalou o ICE em um comunicado recebido pela AFP.

“Após tê-lo vigiado para confirmar sua identidade, Avelica foi preso pelos agentes”, a “cerca de 700 metros da escola”, e “permanece detido pelo ICE”, aponta o comunicado, recebido na quinta-feira (2).

A porta-voz da escola Academia Avance Jennifer Cuevas disse à AFP que Avelica se encontrava no Centro de Detenção para Imigrantes em Situação Ilegal em Adelanto, no deserto da Califórnia.

O imigrante de origem mexicana, que vive nos EUA há 25 anos, nunca cometeu crimes violentos, mas um porta-voz do ICE disse que essa agência federal considera dirigir em estado de embriaguez uma violação da ordem pública.

“Nunca pensei que passaríamos por algo assim. É uma sensação horrível ver como se destrói a família de alguém”, disse à emissora ABC Brenda, de 19 anos, uma das quatro filhas do detido.

Sua irmã Jocelyn declarou ao canal hispânico Univisión que seu pai “não é um criminoso”.

“Trabalha duro, levanta cedo pelas manhãs, leva minhas irmãzinhas para a escola e, às vezes, nem dorme”, acrescentou, pedindo ao presidente Donald Trump que “devolva” seu pai, “um homem bom”.

Durante a campanha presidencial, o magnata republicano prometeu expulsar milhões de imigrantes em situação ilegal e, há algumas semanas, agentes de migração percorrem o país em busca de estrangeiros nessa condição.

Trump pretende expulsar, inicialmente, quem tenha cometido crimes, ou que tenha sido levado a julgamento.