Uma jovem, de 22 anos, foi estuprada na madrugada do dia 30 de julho, em Belo Horizonte (MG). O crime ocorreu após ela ter sido abandonada na calçada do prédio onde morava por um motorista de aplicativo. A jovem havia ido a um show do cantor Thiaguinho, no Mineirão, onde consumiu bebidas alcoólicas com alguns amigos.

Resumo:

  • Jovem de 22 anos foi abandonada por motorista de aplicativo na calçada do prédio onde mora;
  • Ela havia consumido uma grande quantidade de bebida alcoólica durante o show do Thiaguinho;
  • Após análise das câmeras de segurança, a polícia conseguiu identificar o suspeito de ter cometido o estupro. O homem foi preso em flagrante.

+ Jovem é estuprada após ser deixada em calçada por motorista em Belo Horizonte; suspeito é preso

Como ela havia ingerido uma grande quantidade de bebida alcoólica, um amigo resolveu solicitar um carro por meio do aplicativo da 99 para que a jovem retornasse para a casa.

O motorista levou a jovem até o endereço informado e tocou o interfone, mas ninguém atendeu. Então ele pediu ajuda para um homem para retirá-la do veículo e deixou a mulher sentada na calçada.

Pouco tempo depois, um homem, de 47 anos, passou pelo local, colocou a jovem nos ombros e saiu.

Em entrevista à IstoÉ, o advogado penal Matheus Falivene informou que o motorista de aplicativo pode responder por abandono de incapaz, crime disposto no artigo 133 do Código Penal que possui pena de detenção de seis meses a três anos.

“Em tese, ele até pode responder pelo crime. Mas será discutido se ele, na condição de motorista, tinha o dever de cuidado, guarda ou vigilância sobre a passageira”, acrescentou.

Mesmo assim, para o advogado, o ideal seria que o motorista tivesse acionado as autoridades policiais e informado sobre o ocorrido.

À IstoÉ entrou em contato com a 99, que comentou o caso. “A 99 lamenta o ocorrido após a conclusão da corrida. A empresa esclarece que fez o bloqueio preventivo do motorista e que aguarda que a polícia esclareça fatos e responsabilidades, estando à disposição para colaborar com a investigação.”

O portal questionou a empresa sobre se há algum protocolo em casos de passageiros desacordados, mas a 99 não respondeu.

Relembre o caso

Após ter sido levada pelo homem, a jovem foi encontrada desacordada em um campo de futebol no bairro Santo André, região noroeste de Belo Horizonte. Os moradores acionaram o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), e a mulher informou aos socorristas que não se lembrava do que havia acontecido.

Depois, ela foi ao Hospital Odilon Behrens, onde realizou exames que constataram o estupro.

A Polícia Civil informou que, após análise das câmeras de segurança do local, o suspeito foi identificado e preso em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável. No dia 31 de julho, ele teve de ser transferido para o sistema prisional, onde segue à disposição da Justiça.