Geral

Jovem é morto por policiais em abordagem na zona sul de São Paulo

O jovem Rogério Ferreira da Silva Júnior foi morto neste domingo (9) por policiais militares enquanto ia de moto encontrar amigos para comemorar o aniversário de 19 anos, no Parque Bristol, zona sul da capital paulista.

+ SP deve receber cinco milhões de doses de vacina chinesa em outubro, diz Doria

A partir de vídeos e relatos de testemunhas, o membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), Ariel de Castro Alves, há indícios de execução na ação dos policiais. “Pelas imagens Teria ocorrido uma possível execução. Um homicídio que precisa ser investigado pela Polícia Civil e pela Corregedoria da PM”, enfatiza o advogado.

Em um vídeo feito por uma câmera de segurança é possível ver quando o jovem é abordado, de moto, por policiais também em motocicleta. O jovem para próximo ao meio-fio e o policial ao lado. Neste momento, aparentemente, Rogério é atingido pelo disparo e cai. Em vídeos feitos por testemunhas após a ação é dito que ele teria sido abordado por estar sem capacete. “A vítima não esboçou nenhuma reação na abordagem, e mesmo assim foi alvejado pelo”, destaca Alves.

Investigação

Por nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo informou que os fatos estão sob apuração do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). Foi aberto ainda um inquérito pela própria Polícia Militar e a corregedoria da corporação acompanha o caso.

Os policiais envolvidos na morte foram ouvidos na delegacia e foram afastados do policiamento nas ruas. O DHPP está ouvindo testemunhas e a família do rapaz.

O secretário estadual de Segurança Pública, general João Camilo de Campos, classificou o episódio como “trágico”. Ele ressaltou que todos os vídeos estão sendo analisados e testemunhas ouvidas. “Tudo isso acontece com todo o rigor, mas toda a serenidade que nós esperamos para elucidar esse momento”, disse em entrevista coletiva ao lado do governador João Doria.

Veja também

+ Baleia jubarte consegue escapar de rio cheio de crocodilos na Austrália

+ MasterChef: mesmo desempregado, campeão decide doar prêmio

+ Morre mãe de Toni Garrido: “Descanse, minha rainha Tereza”

+ Após morte de cachorro, Gabriela Pugliesi adota nova cadela

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês

+ Arqueólogo leva 36 anos para montar maquete precisa da Roma Antiga

+ Senado aprova alterações no Código de Trânsito Brasileiro

+ Por que não consigo emagrecer? 7 possíveis razões

+ O que é pior para o seu corpo: açúcar ou sal?

+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Educar é mais importante do que colecionar

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea