Jovem abordado por PMs sofreu hemorragia causada por pancadas, diz perícia

Jovem abordado por PMs sofreu hemorragia causada por pancadas, diz perícia

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) informou na segunda-feira (29) que a causa da morte de Gabriel Marques Cavalheiro, de 18 anos, foi hemorragia interna, de acordo com os resultados do laudo de necropsia. O jovem foi encontrado morto submerso após uma abordagem policial em São Gabriel (RS). As informações são do G1.

De acordo com a diretora-geral do IGP, Heloísa Helena Kuser, o laudo aponta “sinais de ação por instrumento contundente”.

Ao G1, a defesa do segundo-sargento Arleu Júnior Cardoso Jacobsen informou que vai analisar o laudo para tomar conhecimento do teor antes de se manifestar tecnicamente. No entanto, o advogado Ivandro Bitencourt Feijó antecipou que a defesa mantém o posicionamento que tem adotado até agora e nega as acusações de agressão.

A advogada Vânia Barreto, que defende os soldados Raul Veras Pedroso e Cléber Renato Ramos de Lima, informou que também só vai se pronunciar após ter acesso formal ao laudo oficial.

Para o chefe da Polícia Civil, delegado Fábio Motta Lopes, o laudo apresentado pelo IGP “confirma a versão que as testemunhas já haviam apresentado na investigação”. Os três policiais militares foram presos preventivamente no último dia 19 suspeitos de envolvimento na morte do rapaz.

A viatura utilizada para transportar o rapaz foi apreendida e passará por perícia, assim como os celulares utilizados pelos agentes.

Relembre o caso

O corpo do jovem Gabriel Marques Cavalheiros, de 18 anos, foi encontrado no último dia 19. A localização ocorreu em um açude no município de São Gabriel, no interior do Rio Grande do Sul. O caso ganhou destaque depois que imagens mostraram o jovem sendo abordado por policiais militares na noite da sexta-feira, 12, última vez que foi visto com vida.

Gabriel Cavalheiro, que é natural de Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, estava em São Gabriel na casa de parentes para cumprir serviço militar obrigatório. Na noite de sexta-feira, 12, o jovem foi abordado, algemado e conduzido para dentro de uma viatura por policiais militares. Um vídeo registrado pelo celular de um morador flagrou o momento da ação dos agentes.

Conforme a polícia, a interpelação dos policiais ocorreu na Rua 7 de Setembro, no bairro Independência. Depois da atuação dos brigadianos, Gabriel Marques Cavalheiro ficou desaparecido por uma semana, levando ao desespero parentes e amigos. Um inquérito policial militar foi instaurado pela Brigada Militar para apurar os motivos da abordagem e a morte do jovem.