Nesta quarta-feira (18), o jornalista Luis Nassif foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) a pagar uma indenização de R$ 20 mil ao empresário Luciano Hang por danos morais após publicação de uma reportagem em outubro de 2018. A decisão ainda cabe recurso.

Na matéria produzida por Luis, nomeada como “o que está por trás do terrorismo eleitoral do dono da Havan”, o jornalista dizia que Hang era “sonegador” e que ameaçava funcionários.

Em outra parte do texto, Nassif escreveu: “Com empréstimos milionários tomados do BNDES e condenação na Justiça por sonegação fiscal e outras irregularidades — inclusive com dívida milionária negociada no Refis para ser paga em mais de 100 anos — Hang teria percebido o tamanho da bolha que criou e se prepara para fechar as portas e aplicar um golpe milionário, inclusive nos funcionários”.

Na apresentação do caso, o TJSP argumentou contra Luis ao analisar ofícios da Receita Federal e Acordão do Tribunal Superior Eleitoral.

Procurado pelo UOL, Nassif relatou que Luciano Hang é uma figura pública e, como tal, está exposto a críticas públicas. “Eu disse que ele foi condenado por evasão fiscal. Ele alega que a condenação foi de sua empresa, não dele. Digo que ele pressionou seus funcionários para votar em Bolsonaro. Ele até foi condenado pelo TSE por isso. No fundo, o que faz é processar todo mundo, ao todo, tem 37 processos, recorrendo ao chamado ‘joga para ver se pega’. E a Justiça fecha os olhos à sua litigância”, revelou.

Luis ainda acrescentou que o relator do caso é um “desembargador sério”, mas “os TJs precisam entender que pessoas que usam recorrentemente as redes sociais devem ser sujeitas às críticas a pessoas públicas”.

A assessoria de imprensa de Luciano afirmou que o valor da indenização será doado para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).