Comportamento

Jornalista da Globo revela que tratou depressão com remédios errados por 40 anos

Jornalista da Globo revela que tratou depressão com remédios errados por 40 anos

Em entrevista ao programa Bem Estar da TV Globo da última quarta-feira (31), o jornalista Jorge Pontual revelou que por 40 anos tomou remédios errados para tratar a depressão. Graças a um exame feito recentemente, Pontual descobriu por que os medicamentos não faziam efeito.

“Eu sofro de depressão há quase 40 anos, e só agora estou tomando os remédios certos graças a um novo exame. É um teste genético que dá ao psiquiatra um perfil detalhado de 18 genes ligados à saúde mental. Descobri que justamente, durante décadas, eu tomei aqueles que não funcionavam no meu caso. Só que agora eu estou no caminho certo”, contou na reportagem.

Durante a entrevista, o psiquiatra do jornalista contou que ele sofre de uma variante no gene que o predispõe à depressão. No exame, o médico descobriu que o repórter tem variação de outro gene, que faz Pontual metabolizar remédios tão rapidamente, a ponto de não fazerem efeito no organismo.

De acordo com médico,agora,  o novo tratamento será com pílulas que estimulam a produção de serotonina, neurotransmissor que diminuem a ansiedade, um dos sintomas frequente da doença.

“O resultado do teste veio com a lista dos antidepressivos que não funcionam para mim, e eram justamente aqueles que tomei durante décadas. A boa notícia é que veio também a lista dos antidepressivos que funcionam, e ela é bem mais longa. Agora que eu estou tomando o metilfolato e o antidepressivo certo, minha vida mudou, meu humor ficou estável, sem aqueles altos e baixos, em geral mais mais baixos do que altos, de antes. A depressão ficou sob controle”, afirmou.


Saiba mais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua