Jornalista Bruno Blecher retorna à crônica com ‘Assassinato no Zap’

O jornalista e escritor Bruno Blecher
O jornalista e escritor Bruno Blecher Foto: Divulgação

O jornalista Bruno Blecher, conhecido por sua experiência em mídia e agronegócio, retorna à literatura com seu segundo livro de crônicas, “Assassinato no Zap”, já disponível em pré-venda, com 10% de desconto, no site da 11 Editora.

O título, que brinca com a popularidade de um aplicativo de mensagens, define o tom informal e atemporal das crônicas. Em cada texto, Blecher explora a intersecção entre o passado e o presente, revelando como a tecnologia moldou nossas relações, nossos hábitos e a forma como nos conectamos (ou não) com o mundo.

Com um estilo único e uma escrita envolvente, transforma cenas corriqueiras em momentos memoráveis. O sabor de um prato típico, o cheiro de uma rua movimentada, as saudades de uma infância em uma era pré-digital – cada crônica é uma viagem, seja para um mercado de especiarias em Israel ou para um restaurante no bairro de Malasaña, em Madrid.

Assassinato no Zap convida o leitor a refletir sobre como a velocidade da modernidade impactou nossa forma de viver. O autor questiona se, em meio à enxurrada de informações e interações instantâneas, ainda há espaço para o tempo das crônicas – aquele tempo mais lento, observador e reflexivo.

“Jornalistas como Bruno Blecher viveram, como repórteres ou cronistas, a transformação dos diários de papel em plataformas digitais, onde a leitura dos jornais compete com os pushs frenéticos dos aplicativos de mensagens e das redes sociais”, escreve o também jornalista e escritor João Gabriel de Lima, no prefácio da obra. “As crônicas de Bruno Blecher, reunidas em Assassinato no Zap, valem o tempo empenhado na leitura.”

Blecher oferece em seus textos um retrato da alma do Brasil contemporâneo, mostrando as nuances e contradições de um país conectado, mas dividido.

Trajetória

Nascido em São Paulo, em maio de 1953, Bruno Blecher é jornalista e escritor, autor de Cidade de Papelão (11 Editora, 2020). Especializado em agronegócio e meio ambiente, formou-se pela Faculdade Cásper Líbero, na capital paulista.

Trabalhou nos jornais O Estado de S.Paulo (1986-1990) e Folha de S.Paulo (1990-2002), revista Agroanalysis da Fundação Getúlio Vargas (2002-2007) e Agropauta, do Observatório de Imprensa.

Foi diretor da revista Globo Rural (2007-2018) e comentarista da rádio CBN. Atualmente é sócio da Agência Fato Relevante e colunista do Poder360.

Serviço

Assassinato no Zap
Autor: Bruno Blecher
Páginas: 92
11 Editora
Preço: R$ 65,00
Pré-venda com 10% de desconto: R$ 58,50