O jornal O Estado de S.Paulo demitiu, nesta quinta-feira, 7, o fotógrafo responsável pela foto em que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes aparece fazendo um gesto obsceno. Alex Silva, de 63 anos, é autor da imagem que viralizou nas redes sociais na última sema e chegou a levantar suspeitas de que seria gerada por inteligência artificial.
O disparo foi feito no dia 30 de julho, durante uma partida entre Corinthians e Palmeiras na Neo Química Arena, em São Paulo. Moraes assistia o jogo um dia depois de ser sancionado pelo governo dos Estados Unidos quando foi perturbado por torcedores. Em retorno, o magistrado mostrou o dedo do meio, momento registrado por Alex Silva.
Ministro Alexandre de Moraes, no jogo do Corinthians. (2025) pic.twitter.com/qVjCqpcfMW
— Moments of Brazilian Politics (@MomentsofBrazi1) July 31, 2025
Segundo o Estadão, o encerramento do vínculo profissional com o fotógrafo “já estava planejado com antecedência e faz parte de uma redução de quadros da editoria de Fotografia, seguindo critérios exclusivamente administrativos”.
Já Alex, por sua vez, conflitou com a versão do jornal e alegou não ter recebido motivos concretos para a demissão. Ao Metrópoles, ele disse acreditar que o desligamento se deu pela “repercussão política” da foto.
Porém, o Estado de S.Paulo garante que “não há lógica em associar tal decisão à foto do ministro Alexandre de Moraes”.
“A imagem em questão foi considerada de relevante valor jornalístico pelo Estadão. Não à toa, foi publicada como principal destaque na home do jornal ainda na noite da quarta-feira, dia do jogo”, argumentam.