O dono de um café próximo ao Mont Blanc, a montanha mais alta dos Alpes, na França, encontrou jornais indianos datados de 1966. De acordo com Timothée Mottin, cerca de uma dúzia dos periódicos dos dias 20 e 21 de janeiro de 1966 reapareceram com o derretimento da geleira.

Segundo a CNN, os jornais podem ter estado a bordo de um Boeing 707 da Air India chamado “Kanchenjunga”, que caiu no Mont Blanc em 24 de janeiro de 1966, matando 117.

“Os jornais estão em um estado muito bom, você pode lê-los, desdobrá-los”, disse Mottin à CNN. “Bem, eles estão um pouco divididos, mas em um estado muito bom”.

Conforme Mottin, é comum encontrar objetos no gelo na área próxima a montanha. “À medida que a geleira avança, ela traz objetos do topo do Mont Blanc”, contou à CNN.

Um dos jornais encontrados é a edição de 20 de janeiro do National Herald da Índia, anunciando a eleição de Indira Gandhi como a primeira primeira-ministra mulher do país. “Por enquanto, os jornais serão exibidos no restaurante que fica ao lado da geleira e, veremos, talvez eu os entregues a um museu”, disse o dono do café.