Jornada mundial para promover educação italiana é concluída

ROMA, 17 NOV (ANSA) – A primeira edição da “Jornada Italiana da Educação no Mundo”, realizada para promover a língua e a cultura do país europeu, terminou nesta quinta-feira (17) com um evento na sede do Ministério das Relações Exteriores em Roma.   

A iniciativa da Farnesina celebrou o sistema educacional da Itália em todo o mundo, uma rede internacional de instituições educativas que promove a língua e a cultura italiana no exterior.   

O principal objetivo do evento era dar um novo impulso a esta rede, presente no mundo com 50 escolas italianas, 92 seções italianas em escolas estrangeiras, internacionais e europeias, 130 professores em colégios e universidades, além de mais de 10 mil cursos de língua e cultura italiana.   

As Jornadas ofereceram uma oportunidade de reflexão compartilhada sobre o modelo educacional italiano como ferramenta fundamental de diplomacia cultural e soft power para difundir o conhecimento do patrimônio da Itália no exterior, promovendo sua língua, cultura e valores.   

Alunos, professores e gestores escolares reuniram-se, juntamente com especialistas do setor e representantes do Ministério da Educação, em torno de quatro mesas técnicas para discutir questões estratégicas, desafios e oportunidades do modelo educacional italiano.   

“Os resultados das mesas redondas, apresentados pelos protagonistas do sistema educacional italiano no mundo, junto com os especialistas, convergem em um documento focado na inovação no ensino e no fortalecimento da rede de colaboração entre os componentes do sistema”, segundo o governo italiano.   

O evento final contou com a presença do ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, e do ministro da Educação, Giuseppe Valditara. (ANSA).