Jorge & Mateus é um dos principais nomes do sertanejo. Com 18 anos de carreira, a dupla se mantém relevante e atual, fatos expostos pelo ranking Spotify 2023, no qual os amigos conquistaram o quinto lugar entre os artistas mais ouvidos do Brasil. Uns dos “segredos” para tanto sucesso é a aproximação com diferentes públicos e uma agenda cheia pelo país. 

Apesar de sertanejo, a dupla se encaixa com facilidade em outros meios. No domingo, 10, por exemplo, se apresentou no Camarote Beats do Carnatal 2023, maior carnaval fora de época do Brasil, no Rio Grande do Norte. Na ocasião, os artistas fizeram o público entoar o setlist do começo ao fim, repleto de hits que contagiam até aqueles que não consomem sertanejo. 

Durante o evento, Jorge & Mateus conversou com a ISTOÉ Gente sobre a importância do ritmo em festivais de variedade musical. “No Carnatal já nos apresentamos três vezes, inclusive no trio elétrico. Acho que o mais interessante desses grandes eventos no Brasil é esse ecletismo que existe. O cara tá ali pulando atrás do trio e depois também curte aquele momento de escutar uma música mais introspectiva, de dar uma namorada, dançar mais agarradinho…”, pontua Jorge.

Mateus destaca que a presença do sertanejo no line-up complementa a experiência do público. A dupla garante gostar de oportunidades que “fogem de seu contexto”. “É muito legal quando fazemos parte de uma grade tão variada e distinta”, reforça.

Os artistas também comentam sobre as especulações de inclusão do sertanejo no Rock in Rio. “Esse festival é uma marca que não fala somente com rock, há muito tempo. Então, se realmente rolar um espaço para o sertanejo, ficaríamos felizes não só por nós, mas de podermos ver nossos amigos artistas da música sertaneja lá representando”, declara Mateus. “Acho que o [Roberto] Medina [idealizador do Rock in Rio] tá com isso na cabeça. E acho que seria super válido para ele dar esse passo”, incentiva.

Para 2024, a dupla prepara novidades no repertório, além de uma série de shows pelo Brasil, entretanto, em caso de convite para se apresentar no Rock in Rio, o aceite já está garantido. “A gente adequaria a agenda para fazer parte disso, com certeza”, afirma Jorge. Contudo, independentemente do ano, os cantores destacam que adorariam participar de alguma edição do festival.