O cantor e compositor Jorge Aragão foi diagnosticado com linfoma não-Hodgkin, um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático. A informação foi divulgada neste sábado (15) pela assessoria de imprensa do artista.

“Em respeito aos amigos, contratantes e fãs, o cantor e compositor Jorge Aragão, através de sua assessoria de imprensa, torna público informar que após uma bateria de exames foi diagnosticado com um linfoma não-Hodgkin. O artista iniciará imediatamente o seu tratamento e segue confiante, sob o cuidado da hematologista Caroline Rebello, e contando com o apoio, orações e energias positivas de todos para seguir tranquilo”, diz a nota.

De acordo com a assessoria do artista, Jorge Aragão deve manter “seus compromissos profissionais imediatamente, à medida do que for possível”.

O que é linfoma não-Hodgkin?

Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o linfoma não Hodgkin (LNH) é um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e que se espalha de maneira não ordenada. Ainda conforme o instituto, existem mais de 20 tipos diferentes da doença.

“O sistema linfático faz parte do sistema imunológico, que ajuda o corpo a combater doenças. Como o tecido linfático é encontrado em todo o corpo, o linfoma pode começar em qualquer lugar. Pode ocorrer em crianças, adolescentes e adultos. De modo geral, o LNH torna-se mais comum à medida que as pessoas envelhecem”, explica o Inca.

O instituto informa em seu site ainda que, por razões desconhecidas, o número de casos da doença duplicou nos últimos 25 anos, principalmente entre pessoas com mais de 60 anos. Em 2016, o  ator Edson Celulari também foi diagnosticado com linfoma não-Hodgkin.