Jóquei fica próxima de retornar às corridas após ser considerada paraplégica por médicos

Reprodução
Maija Vance Foto: Reprodução

Depois de ouvir que nunca mais voltaria a andar dos médicos, Maija Vance está próxima de voltar a fazer o que mais gosta. A jóquei passou por um longo período de recuperação após seu grave acidente em setembro de 2018.

O acidente ocorreu em Rotorua, na Nova Zelândia. Seu cavalo caiu no penúltimo salto e Maija acabou batendo na nuca do animal.

Jóquei fica próxima de retornar às corridas após ser considerada paraplégica por médicos

Queda de Maija Vance

Na queda, a jóquei, de 29, anos, quebrou 13 costelas e a coluna em cinco lugares. Com isso, Maija perdeu a sensibilidade e os movimentos da cintura para baixo.

“As costelas perfuraram meus pulmões, então se encheram de sangue e tiveram que drenar meus pulmões”, disse à Rádio TAB Austrália.

“Eu tive cinco vertebras quebradas e quando a T8 [vértebra] quebrou esmagou minha medula espinhal, o que me deixou paralisada”, completou.

Além das fraturas, Vance quebrou seis dentes, teve seus dois pulmões perfurados e quase cortou por completo a ponta da língua devido a força do impacto.

Jóquei fica próxima de retornar às corridas após ser considerada paraplégica por médicos

Maija Vance quase perdeu parte da língua na queda

Recuperação

Logo no início, Maija ouviu dos médicos que dificilmente voltaria a andar. “Eles disseram que era muito improvável que eu voltasse a andar”, disse a jóquei à Radio TAB Austrália.

Atualmente, a atleta disse que esta evoluindo muito bem ao lado do seu fisioterapeuta e já está tentando “voltar a montar em cavalos de corrida”.

https://www.instagram.com/p/CDf4i9YJXUu/

“É difícil para mim estabelecer prazos para as coisas porque minhas pernas não funcionam como as de uma pessoa normal. […] Estou com um pouco de dor o tempo todo, mas a dor realmente não me afeta tanto”, relata.

Apesar do número de lesões e da dificuldade para voltar a andar, Maija considera que teve “muita sorte” com seu acidente.