Depois de ouvir que nunca mais voltaria a andar dos médicos, Maija Vance está próxima de voltar a fazer o que mais gosta. A jóquei passou por um longo período de recuperação após seu grave acidente em setembro de 2018.

O acidente ocorreu em Rotorua, na Nova Zelândia. Seu cavalo caiu no penúltimo salto e Maija acabou batendo na nuca do animal.

Queda de Maija Vance (Crédito:Reprodução)

Na queda, a jóquei, de 29, anos, quebrou 13 costelas e a coluna em cinco lugares. Com isso, Maija perdeu a sensibilidade e os movimentos da cintura para baixo.

“As costelas perfuraram meus pulmões, então se encheram de sangue e tiveram que drenar meus pulmões”, disse à Rádio TAB Austrália.

“Eu tive cinco vertebras quebradas e quando a T8 [vértebra] quebrou esmagou minha medula espinhal, o que me deixou paralisada”, completou.

Além das fraturas, Vance quebrou seis dentes, teve seus dois pulmões perfurados e quase cortou por completo a ponta da língua devido a força do impacto.

Maija Vance quase perdeu parte da língua na queda (Crédito:Reprodução)

Recuperação

Logo no início, Maija ouviu dos médicos que dificilmente voltaria a andar. “Eles disseram que era muito improvável que eu voltasse a andar”, disse a jóquei à Radio TAB Austrália.

Atualmente, a atleta disse que esta evoluindo muito bem ao lado do seu fisioterapeuta e já está tentando “voltar a montar em cavalos de corrida”.

https://www.instagram.com/p/CDf4i9YJXUu/

“É difícil para mim estabelecer prazos para as coisas porque minhas pernas não funcionam como as de uma pessoa normal. […] Estou com um pouco de dor o tempo todo, mas a dor realmente não me afeta tanto”, relata.

Apesar do número de lesões e da dificuldade para voltar a andar, Maija considera que teve “muita sorte” com seu acidente.