Jonas Mascarenhas Macedo, o Jonas Dico (Podemos), foi eleito prefeito da cidade de Três Rios, no Rio de Janeiro, em eleição suplementar realizada neste domingo, 5.
Dico recebeu 40,19% dos votos válidos e assume o mandato até o final de 2028. Como a IstoÉ explicou, apenas municípios com mais de 200 mil eleitores têm possibilidade de dois turnos para definir seus prefeitos.
O político enfrentou Juarez da Saúde (Solidariedade), que teve 34,41%; Bia Bogossian (PSD), 14,75%; Anderson Muriçoca (PRD), 9,76%; e Jorge Almeida (DC), que recebeu 0,89% dos votos neste domingo.
Por que houve uma eleição suplementar
Reeleito na disputa de 2024, Joacir Barbaglio (Republicanos) teve as contas de gestão como presidente da Câmara Municipal de Três Rios reprovadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) em 2019 e disputou a eleição sob júdice.
Barbagliou chegou a obter uma liminar suspendendo a decisão, mas, como a mudança ocorreu após o primeiro turno das eleições, não teve valor para suspender a inelegibilidade, declarada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Em julho de 2025, a corte aprovou a realização de uma eleição suplementar, processo em que os eleitores são convocados novamente às urnas para escolher uma chapa para a prefeitura — o que aconteceu neste domingo.