Considerado o melhor pivô de sua geração, Nikola Jokic voltou a brilhar na noite desta segunda-feira e fez a diferença na conquista do Denver Nuggets do seu primeiro título da NBA na história. Ao fim da quarta vitória sobre o Miami Heat, em casa, o jogador sérvio celebrou a conquista e avisou: “O trabalho está feito”.

O pivô terminou a partida com mais um “double-double” no currículo: 28 pontos e 16 rebotes. De quebra, levantou ainda o troféu de MVP das Finais da NBA – ele já tinha duas conquistas de MVP da temporada. Mas fez questão de valorizar o título do Denver, diante da torcida.

“Para ser honesto, eu só acho importante porque é uma vitória. Se fosse (o MVP) com uma derrota, ninguém iria sequer mencionar isso. Para ser honesto, eu não me importo, é só uma estatística”, comentou o sérvio. “Ganhamos todos juntos. É uma sensação extraordinária. O trabalho está feito, agora podemos voltar para casa.”

A “casa” de Jokic é a Sérvia, país que também celebrou sua conquista nesta segunda. A cidade de Sombor, onde o pivô nasceu, festejou o título da NBA com gritos de “MVP, MVP”. Cada lance dos Nuggets foi acompanhado pelos sérvios num telão instalado num centro esportivo da cidade localizada no norte da Sérvia, perto das fronteiras com a Croácia e a Hungria.

A festa foi quase um prolongamento das celebrações pela conquista de outro sérvio no fim de semana. No domingo, Novak Djokovic faturou o troféu de Roland Garros pela terceira vez e se isolou como o maior vencedor de torneios de Grand Slam, com 23 conquistas. Superou Rafael Nadal, que tem 22.

O país de sete milhões de habitantes começou as celebrações, portanto, no domingo. E levou a festa até a noite de segunda. “É simplesmente incrível. Não acho que vamos conseguir repetir estas conquistas novamente na história”, comentou Branislav Jokic, pai do astro do Denver Nuggets.