Foram seis semanas repletas de duros depoimentos no julgamento por difamação movido pelo ator Johnny Depp contra sua ex-mulher, a também atriz Amber Heard. O caso, que está nas mãos do júri, pode chegar ao fim a qualquer momento. Porém, não importa qual seja o veredito no processo de US$ 50 milhões movido por Depp, e também no processo subsequente movido por Heard, com o dobro do valor, uma coisa é certa: ambos perderam com o circo midiático gerado pelo evento, globalmente televisionado, discutido e analisado. E, após tudo terminado, será que os dois voltarão às telas do cinema?

Se para Depp, que já havia sido cancelado após a atriz escrever um artigo opinativo, sem citar seu nome, sobre violência doméstica, o que vier é “lucro”, para Amber, as consequências podem ser catastróficas, independente de valores financeiros.

Isso porque o tribunal da opinião pública da internet já havia escolhido um lado antes do julgamento começar. Johnny Depp, o eterno pirata do Caribe, teria sido injustiçado por Amber, a grande e única vilã da história para muitos. O fato de ela também ter agredido o ex-marido, moralmente e fisicamente, invalidaria seus próprios relatos de agressão?

A atriz, que começou seu relacionamento com Depp quando os dois atuaram juntos no filme “Diário de um Jornalista Bêbado”, em 2011, não era uma grande estrela de cinema antes de seu relacionamento. Apesar de ser a “mocinha” do filme “Aquaman”, não se pode dizer que ela tenha chegado lá, jamais esteve no mesmo barco de Depp. Ou seja, será que ela usou seu antigo casamento para ganhar fama? E o ato de escrever o artigo relatando violência doméstica no auge no movimento feminista “Me Too” teria sido uma sacada de marketing? Ou ela realmente sofreu diversas formas de abuso e quis usar sua voz em nome de uma causa?

Se não há inocentes – ambos parecem ter alguma culpa no cartório – o abuso de um não anula o do outro. Isso é o que os justiceiros do TIKTOK, onde o julgamento foi uma das “modinhas” das últimas semanas, parecem ter esquecido. Que diretor de cinema irá escalar os dois para seus filmes?

É possível que a carreira de Amber Heard tenha realmente acabado, ela precisou fechar todos os comentários em suas redes sociais, e quem, porventura, ainda sai em sua defesa, também é duramente criticado. Nessa batalha insana pelo “famoso favorito”, os dois perdem. Os fãs de cinema, que não deveriam ter um contato tão íntimo com a vida pessoal dos artistas, também não saem ganhando. Até para quem se divertiu com a tragédia alheia, a aventura acabou. O que restou? Aparentemente, nada.